Tuesday, August 30, 2011

Apagando flames em redes sociais


Recentemente numa palestra, fui questionado sobre como lidar com flames, i.e., discussões em grupos que geram um clima pesado. Como creio que esse assunto seja relevante a todos, eis aqui a minha resposta.



Flame é um evento cuja única e total responsabilidade é do líder / moderador do grupo e/ou fórum de debate. Por diversas razões:
  1. A liderança pode não ter sido claramente comunicada e/ou foi percebida como sendo fraca;
  2. Não definição das regras do grupo desde o princípio;
  3. Não criação de um forte grupo de co-moderadores desde o início;
  4. Não eliminação imediata do flame, conforme recomendado abaixo;
  5. Não punição imediata do causador da contaminação.

Qual é a solução para esses casos? Em verdade, é muito simples: 
  1. O líder pode atuar de duas formas: (a) pede ao gerador do flame que retire a postagem de imediato e que se desculpe em público ou (b) simplesmente deleta logo a postagem polêmica sem mais explicações e pede reservadamente ao gerador do flame não mais repetir tal ação;
  2. No caso a) se o causador do problema não se redimir, o flame é deletado e a pessoa é sumariamente banida;
  3. Caso o flame seja deletado logo, o causador do problema e/ou envolvidos no mesmo são advertidos pelo líder reservadamente e, caso sejam reincidentes, são sumariamente banidos. Como no futebol, cartões amarelo e vermelho.

Como evitar o flame sequer exista?
  1. Liderança clara e forte;
  2. Definição das regras do grupo logo no seu início;
  3. Montagem de equipe de co-moderadores, que alertará ao líder em caso de flame ou mesmo atuará em seu benefício, caso o mesmo esteja inacessível no momento.
  4. Alimentação do grupo com mensagens de positiva e de apoio aos membros. As pessoas buscam continuamente por inspiração. Esse é o principal papel de um líder. 

O que fazer caso seja atacado num flame?
  1. Peça ao líder que neutralize a situação de imediato;
  2. Se o líder se mostrar hesitante ou fraco, não discuta mais com ninguém. Encerre sua participação no grupo rapidamente, pois não vale a pena seguir adiante ao lado de líderes fracos. Além disso, em breve, ninguém mais se lembrará do que aconteceu.
  3. Se for de interesse, crie seu próprio grupo e dê o exemplo de como se faz corretamente (opcional)

As redes sociais deveriam criar um mecanismo de geladeira, onde você colocasse a pessoa "de castigo" por um tempo para que esfrie a cabeça e melhor reflita sobre o lance todo. Até o momento, não vi nenhuma plataforma que ofereça essa funcionalidade.

Portanto, voltamos ao inicio das conversas. Redes sociais não é brincadeira. É algo muito mais sério do que se imagina. A liderança clara em redes sociais precede ao seu próprio uso. Daí a importância da formação profissional em como atuar como um CNO - Chief Networking Officer.


Cordialmente,

Octavio Neto Pitaluga
Skype: octaviopitaluga


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Saturday, August 20, 2011

SRM - Stakeholder Relationship Management

Baseado em nossa experiência profissional, verificamos que as empresas estão entendendo o valor de gerenciar efetivamente suas redes de relacionamentos objetivando gerar negócios e efetivo valor econômico. Temos percebido uma maior receptividade ao conceito do CNO - Chief Networking Officer e a importância do uso das redes sociais como plataformas de gestão desses relacionamentos. Alie-se uma integração crescente das plataformas de CRM - Customer Relationship Management com redes sociais, já trazendo uma inteligencia de negócios com métricas e gráficos totalmente integrados num ponto central na Internet.

Acreditamos que está na hora de expandir e consolidar esse ferramental tecnológico criando uma plataforma de SRM - Stakeholder Relationship Management, que ajudará no gerenciamento do relacionamento não apenas dos clientes mas de todos os stakeholders que gravitam ao redor da marca empresarial. Em essência, esse será o cockpit do CNO.

Na verdade, hoje já é possível oferecer esse nível de serviço as empresas desde que os profissionais saibam como usar cada uma das ferramentas de forma separada e tenham condições de criar mecanismos de integração. O ideal é que esses  APIs sejam desenvolvidos pelos próprios fornecedores de tecnologia mas isso já está acontecendo, embora, ainda não tenhamos conhecimento de uma plataforma que permite integrar funcionalidades de redes sociais com CRM num ponto único.

Esperamos que em três meses esse entendimento se torne realidade e que em um ano já comecemos a ter eventos falando de SRM como uma evolução das redes sociais corporativas e dos CRMs.

Time will tell...

Cordialmente,

Octavio Neto Pitaluga
TEN - Top Executives Net
CNO - Chief Networking Officer
Skype: octaviopitaluga

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Friday, August 19, 2011

Redes sociais mudam jeito de se comunicar através da Internet


Interessante matéria apresentada no Jornal da Globo 18.08.2011 sobre o impacto das redes sociais na vida das pessoas. 

A maior rede social do planeta tem 600 milhões de membros entre 7 bilhões de habitantes. Ainda temos muito o que evoluir nesse incrível segmento que já para sempre ligado as nossas vidas.

   

 Sua empresa já tem uma estratégia digital em redes sociais?

Abraços,

Octavio Neto Pitaluga
TEN - Top Executives Net
CNO - Chief Networking Officer
Skype: octaviopitaluga

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Sunday, August 14, 2011

Saturday, August 13, 2011

Chief Networking Officer e Redes Sociais na Unisul Virtual

Apresentei a palestra "Chief Networking Officer e Redes Sociais" como parte do Programa de Formação Continuada (Profoco) da Unisul, dia 25 de Julho de 2011 (2a) feira. No mesmo dia, a professora Solange Gallo ministrou a palestra intitulada -- A Pesquisa na UnA


Muito obrigado Unisul pela bela edição da nossa recente palestra. Esperamos que seja o início de uma parceria de muito sucesso.

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