Sunday, February 28, 2010

Recognizr. Que tal essa idéia?


Recognizr é um aplicativo para celular reconhece rosto de pessoas e revela redes sociais em que elas estão cadastradas. Veja a matéria completa.

A convergência de todas as tecnologias é uma realidade cada vez mais presente. Assumindo que os usuários dessa tecnologia serão suficientemente discretos ao mirar os rostos das pessoas com o celular, gostaria de discutir alguns cenários construtivos que poderiam acontecer nos eventos:

Cenário 1
Você vai numa festa e não (re)conhece quase ninguém. Imagine que você comece a fazer uso dessa ferramenta e pouco depois localiza uma pessoa cujo perfil lhe parece interessante e que está na rede de um amigo seu, que por acaso se encontra no local. Você pode pedir ao seu amigo que o apresente a essa pessoa de pronto.

Cenário 2
Seu amigo não está presente mas você pode pedir o contato ou mesmo enviar uma mensagem a essa pessoa via rede social + celular dizendo algo como "ola, estou numa festa super legal no endereço tal. etc..." Quem sabe a pessoa entenda a mensagem e responda através do celular "Coincidência! Também estou nessa mesma festa, onde você está?" E uma conversa pode começar daí. Serve como um ótimo quebra-gelo.

Cenário 3
Imagine que a pessoa mirada é um decisor que você vêem tentando alcançar há semanas e que, porventura, o profissional já se encontra na sua rede de relacionamentos. Entretanto, vocês ainda não tinham se encontrado pessoalmente. Como estão conectados, você terá acesso aos seus dados como fotos, videos, comentários, grupos etc... e poderá rapidamente planejar uma abordagem positiva criando uma conversa de identificação total com base nas preferências apresentadas pela pessoa nas redes sociais.

Bem, o texto pode se extender em demasia. Podemos até mesmo considerar cenários não muito simpáticos de abuso de privacidade. O fato é que as pessoas devem ficar atentas com o que elas postam nas redes sociais pois a transparência está ficando realmente muito grande.

Minha recomendação: que as empresas deixem as pessoas escolher se elas querem que esse tipo de aplicativo esteja ligado ou não. E que esclareçam isso aos usuários de celulares e redes sociais desde já.

E vocês, o que acham de aplicativos como o Recognizr?

Cordialmente,


Octavio Pitaluga Neto
TEN - Top Executives Net
CNO - Chief Networking Officer

Share / Save / Bookmark

No comments: