Sunday, May 26, 2013

Missão ou Emprego

Toda pessoa nasce com uma missão única e grandiosa, cuja conquista deixará um legado que inspirará as futuras gerações.  


Entretanto, nossa experiência com Coaching têm nos ensinado que poucos profissionais possuem essa real percepção de valor próprio. A grande maioria é orientada para obter e manter um emprego que garanta seu conforto e segurança, ainda que temporariamente. Nem que o indivíduo tenha que passar por diversos ciclos de transição de carreira ao longo de sua vida profissional. 

Empregos são super importantes, logicamente. Contudo, acreditamos existir uma grande e fundamental diferença entre o emprego tipo "troco-tempo-conhecimento-por-remuneração" e o emprego que "adiciona-valor-minha-carreira-ao-estar-alinhado-com-minha-verdadeira-missão-de-vida".

Orientamos nossos clientes de carreira a SEMPRE montar sua estratégica de aceleração focando exclusivamente na opção b. A mesma permite que o Coachee se programe mentalmente para dar saltos de qualidade de forma consistente e regular. A implementação da estratégia em si é por si só fator de motivação necessário para perseverar com tranqüilidade mantendo foco nas metas definidas, mesmo em momentos de tormenta.

Lembre-se de que você nasceu para brilhar. Mesmo que para isso tenha que passar por altas temperaturas e pressões que lapidarão seu diamante interior para que cumpra sua missão de vida. Que DEUS abençoe sua cuidadosa escolha ao usar dos recursos conquistados para lograr êxito nesse desafio. Amém!

Sunday, May 19, 2013

Brilho diferenciado no olhar


Os campeões se diferenciam dos demais pela intensidade do brilho do seu olhar.



Nossa experiência como coach de carreira, negócios/empreendedorismo e CNO - Chief Networking Officer nos ensinou que o coachee, que realmente salta para o próximo nível, é aquele que está mais comprometido com o processo de mudança e tem uma atitude vencedora diante do mesmo.

Na medida em que o coach, seu comprometido com o coachee e sua metodologia são os mesmos, percebemos que aqueles clientes que realmente confiam em si mesmos, em primeiro lugar, dão um voto de confiança ao programa e prontamente implementam o que foi acordado na sessões, são os que efetivamente passam a controlar sua vidas de forma a cumprirem o destino para o qual verdadeiramente nasceram.

Atualmente, antes de iniciar um programa de coaching, estamos muito mais preocupados em saber o quão faminto o coachee está por brilhar intensamente. Não bastam palavras de boas intenções. É preciso que exista aquele brilho diferenciado no olhar desde o primeiro momento. 

Feito isso, toda jornada para o descobrimento desse novo EU muito mais estruturado e fortalecido para grandes vôos é um tremendo prazer tanto para o coachee quanto para seu coach. Da formação dessa efetiva parceria é que se dá a real construção de riqueza que beneficiará a todos stakeholders que gravitam ao redor do cliente. 

Que seus olhos continuem a brilhar intensamente na medida em que refletem a grandiosidade de sua alma e do seu coração.

Saturday, May 11, 2013

10 Commandaments of Chief Networking Officer


I. Be transparent. Transparency builds trust. People who trust in people are those who  become stakeholders around your career and / or business. 

II. Aggregate and share value constantly. Wealth Formula: Value x Acceleration. Value lies in your offering to the market. Acceleration is the ability to viralize this offering to meet the specific demands of your network. 

III. Organize yourself. Everyone has a network whether it is mapped out or not. 

IV. Expand your contacts daily. You do not relates more to an individual anymore but to his/her entire and extended network. 

V. Communicate regularly. You are responsible for managing and serving your network. 





VI. Sow good. We are all interdependent. Domino effect. Cause-Consequence.

VII. Know yourself. So you can understand others. Every individual is a series of codes, values, experiences, dreams and ambitions. 

VIII. Identify wealth. Everyone carries a potential opportunity. 

IX. Appreciate the differences. That is the commonst thing in life. 

X. Avoid conflicts to the most. If there are any, sort them out as fast as you can. If you can not build value, do not take any longer. 


Friday, May 10, 2013

10 Mandamentos do Chief Networking Officer


I. Seja transparente. Transparência gera confiança. São pessoas que confiam em pessoas e se tornam stakeholders ao redor de sua carreira e/ou negócio.

II. Agregue e compartilhe valor constantemente.  Fórmula da Riqueza: Valor x Aceleração. Valor está na sua oferta ao mercado. Aceleração está na capacidade de viralizar essa oferta ao atender a demanda específica de sua rede de relacionamentos.

III. Organize-se.Toda pessoa tem uma rede de relacionamentos, esteja a mesma bem mapeada ou não.

IV. Expanda seus contatos diariamente. Você não se relaciona mais com um indivíduo mas com toda sua rede de relacionamentos ampliada.

V. Comunique-se regularmente. Você é responsável por gerenciar e servir sua rede de relacionamentos.




VI. Semeie o bem. Somos todos interdependentes. Efeito dominó. Causa-Conseqüência.

VII. Conheça a si mesmo. Assim poderá entender os demais. Todo indivíduo representa uma série de códigos, valores, experiências, sonhos e ambições.

VIII. Identifique riquezas. Toda pessoa traz consigo uma oportunidade em potencial.

IX. Aprecie as diferenças. É o que mais existe nessa vida.

X. Evite conflitos ao máximo. Se existirem, resolva-os os mais rápido que puder. Se não puder construir valor, não demore.


Tuesday, May 07, 2013

Coaching: quando iniciar?

Muitos dos meus potenciais coachees me perguntam, antes de iniciar o programa de Coaching, quando é o melhor momento para começar. Alguns me chegam com a questão de insatisfação na carreira e, mesmo, ameaça de perda de emprego. Ainda assim, muitos deles hesitam em dar o primeiro passo acreditando que alguma coisa fortuita acontecerá amanhã e todo o cenário mudará sem a necessidade do programa.


Sinceramente? Adoraria que a vida fosse assim. Felizmente, ou infelizmente, as coisas tendem a acontecer de forma bem diferente. A pergunta que faço nessas horas é:
  1. Ainda que seja colocado por 30s diante de uma pessoa super importante que poderá mudar sua vida completamente, você tem o seu "elevator pitch" pronto e altamente vencedor?
  2. Seu résumé e carta de motivação estão prontos para ser enviados a qualquer potencial empregador com a certeza de que despertarão interesse para uma entrevista?
  3. E quando chegar na hora da entrevista, você tem absoluta confiança de demonstrar de forma clara e concisa quão valiosa sua contribuição para a empresa será?
  4. Seu business plan está pronto para motivar um investidor a aportar na sua idéia de negócio? 
  5. Você tem absoluta certeza de quem é hoje e de onde quer chegar em 5-10 anos? 

Se você tem respostas positivas para todas essas perguntas, PARABÉNS!

Do contrário, talvez seja o caso de considerar que, na verdade, você está um pouco atrasado nesse processo. Principalmente, se já tiver passado dos 30 anos. Nossa experiência nos ensinou que muitos bons profissionais de elevado potencial, simplesmente "perderam a passada" em algum momento. Eles seguem adiante na esperança de que aquele "toque mágico" voltará em breve. Entretanto, na medida em que o tempo passa e os resultados não aparecem, a ansiedade começa a tomar conta. Principalmente porque, em geral, outros fatores como, e.g., relacionamento familiar e desafios financeiros começam a falar mais alto. 

Talvez seja esse o momento de confiar num profissional experiente que ajudará a redefinir seu "verdadeiro e melhor EU", trará novas ferramentas que estruturarão a implementação bem-sucedida de seu plano de carreira e/ou negócios. A vida é muita curta para se hesitar diante da vitória. 

Que DEUS abençoe sua decisão nesse sentido.