Tuesday, May 17, 2005

Liderança, equipe e alavancagem de negócios


O líder deve focar 80% de seu tempo em 20% do seu negócio (core business) e investir os 20% do seu tempo restante monitorando uma equipe de alta performance que realizará 80% das tarefas que tornarão o negócio efetivamente operacional e lucrativo.


Team Leverage



Dentre os 6 tipos de liderança, segundo o livro "“Primal Leadership"” de Daniel Goleman, Richard Boyatzis, Annie McKee, os perfis de líderes que tem mais chances de gerar essa possibilidade são o Visionário e o Coach. O Líder Visionário inspira, acredita na visão, empatia, explica como e porque o esforço das pessoas contribui para o sonho. Seu estilo cria ressonância movendo as pessoas na direção de sonhos compartilhados. Já o Líder Coach ouve, encoraja e ajuda pessoas a identificarem suas próprias fortalezas e fraquezas. Delega tarefas. Seu estilo cria ressonância conectando o que a pessoa quer com os objetivos da organização. Esse estilo é especialmente recomendado pois ajuda funcionários competentes e motivados a melhorar desempenho por gerar capacidade de longo prazo.

Daí a suprema importância da qualidade da liderança e da própria equipe. Líder e equipe devem estar altamente sincronizados e na mesma sintonia. Quando isso acontece, experimentamos a alavancagem e a, consequente, geração de riqueza múltiplas para o benefício de todos os envolvidos. Daí a relação direta entre liderança e equipe de qualidade como um dos principais elementos de alavancagem e aceleração nos negócios.

Como Coach de Negócios focado preferencialmente em empresas e negócios com ambição internacional, entendo que uma das primeiras etapas a serem vencidas é a definição do líder, a formação de uma equipe vencedora, o ajuste fino entre o líder e a sua equipe para um empreendimento de sucesso no cenário internacional de qualquer empresa.

Antecipadamente agradecido pelos seus gentis comentários. Atenciosamente,


No comments: