Monday, September 24, 2007

10 Fundamentos da Gestão de Redes de Negócios


1. Ganha-Ganha
Qualquer relação que não resulte em ganhos mútuos justos e previamente acordados, acabará resultado em relação de perdas num momento futuro. Veja oportunidade nas pessoas ao invés de risco. A rede é poderosa e igualmente generosa para que planta a boa semente.

2. Servir para ser servido
É dando que se recebe. Toda conversa se inicia com a seguinte pergunta: "O que posso fazer por você ?" ao invés do raciocínio comum tipo "O que eu ganho com isso agora?" Resista a tentação de pedir e/ou vender no primeiro contato. Ofereça valor tangível e alguma forma de cortesia que leve a uma experiência consigo dentro de sua área de expertise.

3. Reciprocidade
Complementando o ponto acima, o parceiro deve retribuir a gentileza não apenas na pergunta de abertura como também na ação na brevidade do possível.

4. Minha rede x Sua rede
Você não se relaciona com uma pessoa apenas mas com a rede de contatos dessa pessoa através da mesma. Colecione experiências positivas com as pessoas e os negócios se acelerarão. É praticamente impossível saber "quem conhece quem". Portanto, faça o bem não importa a quem e acredite na generosidade da vida.

5. Fórmula da Riqueza = Valor x Alavancagem
Os valores são tangíveis (qualidade, preço, atendimento, entrega, embalagem etc..) e intangíveis (ética, moral, compromisso, honra, respeito etc...). Portanto, o valor reside na pessoa física e/ou jurídica. A alavancagem reside na rede de negócios e nos diversos mecanismos de aceleração que as tecnologias nos oferecem. Vale lembrar que quando o valor é destruído, percebemos que a fórmula se inverte pois a rede de negócios se volta contra a pessoa levando ao empobrecimento. Conclusão: a riqueza reside em adicionar cada vez mais valor a sua rede de negócios. A beleza dessa simples idéia é o entendimento de que tanto a riqueza quanto a pobreza começa e reside em cada um de nós seja pessoa, empresa ou mesmo país.

6. Expansão das Redes
Deve ser feita de forma contínua. Seja ela aleatória ou focada em objetivos de curto prazo. Seja no mundo real e/ou em combinação com o mundo virtual. Seja em eventos corporativos, seja em eventos ao ar livre. O importante é que exista um calendário de atividades nesse sentido com metas a serem batidas.

7. Lei da Atração
O que faz com que o seu nome e/ou atividade profissional atraia a atenção das pessoas a ponto delas lhe procurarem ? Qual é a sua presença nos meios de comunicação de todos os tipos ? Qual é sua proposta única de valor ? Como ela é comunicada ao seu público alvo ?

8. Interdependência
Somos todos interdependentes nos dias de hoje. Toda ação leva a uma reação em algum momento. Toda atitude tem conseqüências. Boas ou más. Depende da semente que cada um plantou. O mundo está cada vez menor, plano e sem fronteiras. Todos conhecem a reputação de todos a cada minuto que passa.

9. I.C.S.A. R.
Sempre levo o ICSAR quando me relaciono com qualquer pessoa. Ele me ajuda a manter o foco nas oportunidades mais efetivas na medida em que a rede de contatos se expande rapidamente.
  • Identificação: olhando as palavras chaves, o que temos em comum?
  • Complementaridades: como podem nossas habilidades, conhecimentos e experiências complementar um ao outro?
  • Sinergias: como pode a soma de nossas habilidades, conhecimentos e experiências fazer com que 1+1 = 3?
  • Alavancagem: como podemos acelerar o nosso crescimento e riqueza exponencialmente trabalhando juntos e com um mí­nimo de esforço?
  • Ressonância: (também conhecido como quí­mica) quanto de nossos valores, princí­pios, crenças, paixões, propósitos e energia ressoam na mesma freqüência? Caso a ressonância não seja agradável, recomendo descontinuar os entendimentos baseado em experiência pessoal.

10. Hábito
Por fim, gestão de redes de negócios é um hábito saudável de falar, escrever, agir, pensar como qualquer outro. Deve ser cultivado todos os dias e em todas a diferentes formas de contato possível com qualquer interlocutor a qualquer tempo e local.

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