Sunday, September 30, 2007

NOTWORKING

NOTWORKING é um termo que criei para representar o "networking às avessas". Em outras palavras, ao invés de aumentar o seu valor perante a rede na medida em que ela se expande a cada nova oportunidade que a vida lhe oferece, o profissional desavisado está, na realidade, destruindo o seu próprio valor e o das demais pessoas com quem faz contato. E pior. Quanto mais essa pessoa continua com essa abordagem, pior fica. E depois não sabe porque não deu certo e ainda diz "mas eu não fiz nada". Sim, não fez nada CERTO.

A boa notícia é que a solução é super simples. Basta que o iniciante no mundo do networking profissional faça alguns sutis mas fundamentais ajustes no seu computador de bordo e os bons resultados virão imediatamente. Vejamos apenas 5 dicas básicas. Começando do mais simples para o mais complexo:

Erro 1: Não ter consigo seus cartões de negócios, principalmente, quando em eventos de networking e negócios em geral.

Correção 1: Se você quer ser lembrado, ajude seu interlocutor oferecendo seus dados de contato. Vale colocar palavras-chave no verso do cartão.

Erro 2: Não se manter na mente das pessoas com regularidade e só aparecer para pedir ou vender algo. As vendas são conseqüência do seu valor percebido.
Correção 2: Crie um grupo numa comunidade online, blog, newsletter, escreva artigos e faça palestras. O importante é sempre aparecer no radar dos seus contatos como um especialista na sua área. Ainda que eles não precisem de seus serviços naquele momento, poderão indicá-lo a alguém que precise se você se fizer lembrado regularmente.

Erro 3: Vender ou pedir demais nos primeiros encontros.

Correção 3: Por mais desesperado que você esteja, resista a essa tentação. Ao contrário, apresente sua expertise, proposta única de valor, motivações, diferencial, estórias de sucesso de como você ajudou seus clientes a superarem um momento difícil com seu conhecimento ímpar.

Erro 4: Apenas pensar em tirar valor é um erro clássico. É o tipo do raciocínio "como posso ganhar algo rapidamente sem oferecer nada em troca ?" ou ainda "O que eu ganho com isso?"

Correção 4: Que tal começar a conversa com "Como posso serví-lo ? O que posso fazer por você ?" Tenha sempre um lead a oferecer como forma de testar o contato a espera da reciprocidade imediata.

Erro 5: Faltar com suas promessas. Quaisquer que sejam elas. Das mais simples às mais complexas. Sua palavra representa sua honra, valor e respeito profissional. Pelos demais e, principalmente, por si mesmo. Confiança requer anos para ser construída mas segundos para ser perdida. Não dê essa oportunidade aos seus concorrentes. Eles, aliás, serão eternamente agradecidos mas nunca serão seus amigos.

Correção 5: Só assuma compromissos que você pode cumprir. E caso um imprevisto ou questão de força maior se aproxime, comunique imediatamente, peça desculpas pelo ocorrido e procure atender as expectativas na brevidade do possível.

Como podem ver é bem mais simples do que parece. Em termos de coaching, basta ressignificar seus valores e partir para novas experiências até que você adquira hábitos bem mais saudáveis do que os atuais. Sua rede de contatos e negócios perceberá essa mudança de atitude de imediato, reagirá positivamente e novos negócios virão. Rumo ao sucesso então !


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