Tuesday, October 06, 2009

TEN Club: Franchising & Corporativo


Fui a Rio Franchising Business 2009 no Rio Centro, Rio de Janeiro na semana passada. Os franqueadores presentes tinham como objetivo recrutar novos franqueados. Minha intenção era apresentar o modelo de aceleração de negócios do TEN Club, combinação da rede social, TEN - Top Executives Net com calendário de eventos corporativos de escopo global.

A premissa básica era de como os franqueadores estão sempre pensando em expandir seus pontos de venda e o alcance de suas marcas como estratégia natural de sobrevivência. Assim, imaginei que, muito mais facilmente do que os executivos corporativos, eles já entendem o conceito de gestão de redes de negócios e da importância de redes sociais para os negócios. Bingo! O raciocínio estava certo.

Logicamente que teremos que separar o joio do trigo, i.e., segregar os franqueadores que apoiam seus franqueados e estão comprometidos com seu crescimento daqueles que apenas vêm nos franqueados uma fórmula fácil de receita adicional através de royalties e taxas em geral.

O interessante foi perceber que quase todos os donos de franquia participam de redes sociais e entendem sua importância. Quase não tive que explicar nada e todos os quase 40 encontros foram bem produtivos. Apenas como termo de comparação, prestigiei a riquíssima Rio Oil & Gas. no ano passado. Para meu desapontamento quase nenhum executivo de marketing com quem falei tinha experiência no tema. Parece que os corporativos estão mais preocupados em sobreviver no curto prazo e em fazer apenas aquilo que está no seu job description ao invés de inovar e buscar novos modelos de negócios que proporcionem a aceleração de sua empresa e, por conseguinte, de sua carreira.

A conclusão é muito simples. Dividirei o TEN Club em duas categorias: 1) Franchising, baseado na listagem da ABF - Associação Brasileira de Franchising, que merecerá minha maior atenção nesse momento pois poderá ser lançado rapidamente e 2) Corporativo, que será nosso foco uma vez que o Franchising já tenha sido lançado com o devido sucesso.

Com o advento da Copa do Mundo 2014 e da Rio 2016, esperamos que o Brasil tenha um novo ciclo de crescimento sustentado e que os empresários tenham coragem de inovar e expandir seus negócios globalmente. Aos interessados nessa possibilidade, venham conhecer o modelo de negócios do TEN Club.


Share/Save/Bookmark


No comments: