Sunday, January 24, 2010

Mega Social Networkers


Desde que as redes sociais surgiram há cerca de 10 anos atrás, observei o nascimento de uma nova espécie de indivíduos, mega social networkers, ou se preferirem, mega connectors. São pessoas apaixonadas por redes sociais, early-adopters em relação as ferramentas e super curiosas em aprender mais e mais sobre esse mundo fascinante.

Algumas são bastante ecléticas, estando presente em diversas redes e sempre com um elevado número de contatos. Outras escolheram desenvolver uma fortíssima presença, mas focadas em apenas 1-2 plataformas. Nesse sentido, destacamos o ator Ashton Kutcher, um ardoroso fã do Twitter, que recentemente desafiou e venceu a toda poderosa BBC ao alcançar a incrível marca de 1 milhão de seguidores antes que a gigante das comunicações o fizesse. Esse feito demonstra como indivíduos, ao fazer um uso eficiente de toda rede de comunicação existente no planeta, podem construir um canal de comunicação totalmente independente e com total domínio sobre seu conteúdo.

Pensando em termos corporativos, alguns membros do LinkedIN mantém uma lista dos TopLinked.com Top 50 List. O Presidente dos EUA, Sr. Barack Obama, ocupa a 36a. posição. Sou o 34o. nesse momento depois de já ter sido o no. 3.

Na medida em que amadureci o meu jogo em redes sociais, mudei o meu foco completamente. Não estou mais interessado em ser o Brasileiro mais bem posicionado no LinkedIN. Nesse sentido, vejo com grande simpatia o crescimento passivo mas diário do grupo da TEN no LinkedIN que me confere uma rede acumulada e estimada em 35.000+ contatos no mesmo. Acredito que esse grupo trará bons frutos para nossa própria rede social focada no mercado corporativo e complementar ao LinkedIN, TEN - Top Executives Net. Ela agora está com um design totalmente revitalizado.

Sua empresa já pensou em conversar com esses 50 top usuários do LinkedIN? Só para se ter uma idéia, eles trazem consigo uma população na ordem de 1 milhão 360 mil contatos. Vamos assumir que tenhamos 360 mil contatos duplicados e 1 milhão de contatos individuais. Considerando-se que todos os membros dessa lista são profissionais ligados ao mundo corporativo com maior ou menor grau de influência nas decisões e com uma renda per capita acima da média mundial, imagino que uma aproximação seria extremamente recomendável. Isso sem mencionar de que a grande maioria desses mega networkers também gerenciam grupos próprios que lhes confere uma capilaridade ainda maior. Se pensarmos no alcance dessas redes ate´o 3o. grau, o resultado é uma população de executivos globalizados de extremo valor.

Particularmente, já estou naturalmente conectado a grande maioria deles e posso facilmente acessar os demais com a simples menção de pertencer a tão seleto grupo. Como a questão de identificação é muito importante, acredito que uma parceria com, pelo menos, um mega networker no LinkedIN seria altamente recomendável para atrair mais e mais adesões em torno do seu negócio. Pense nessa idéia com carinho antes que seu pior competidor o faça.

Sucesso e bons negócios!


Octavio Pitaluga Neto
TEN - Top Executives Net
CNO - Chief Networking Officer
Skype: octaviopitaluga
@topexecutives

Share / Save / Bookmark


No comments: