Saturday, January 15, 2011

RH e Chief Networking Officer


Recentemente vimos como um grupo específico de profissionais, Secretárias Executivas, muito pode contribuir para o sucesso da implementação do programa de Gestão de Redes de Negócios (GRN) liderado pelo CNO - Chief Networking Officer.

Agora veremos como um departamento inteiro e de grande valor estratégico potencial , Recursos Humanos, pode contribuir decisivamente para o sucesso desse programa. Eis três pontos de ação:

1) Dentro das atribuições do RH, temos o treinamento. Uma das primeiras atividades é recrutar colaboradores interessados em contribuir para a empresa através do ferramental de redes sociais. Essa ação será voluntária, mas de extrema importância. O CNO treinará os voluntários a usar as redes sociais em favor da empresa com aplicação, tanto para negócios, quanto para recrutamento e seleção.

A explicação é muito simples. Com o advento das redes sociais, a grande maioria dos profissionais já possui um perfil e uma rede de contatos cujo tamanho médio é de 250 pessoas. Pois bem, se estamos falando de uma grande empresa com 1.000 colaboradores, estamos considerando uma rede expandida em segundo grau de 250.000 contatos. Logicamente que teremos diversas redundâncias mas, ainda assim, temos uma população do porte de uma cidade de tamanho médio. Imagine se a empresa consegue aumentar a média para 1.000 contato por colaborador com o treinamento?

Todas essas pessoas são potenciais stakeholders ao redor do negócio da empresa, i.e., clientes, fornecedores, investidores, contatos de mídia, canais de distribuição etc... Na medida em que a empresa ativa esse mega canal de comunicação através das redes sociais, ela se posiciona fortemente na mente desse público-alvo e começa a atrair uma série de oportunidades ao seu redor.

Essa atividade acontece tanto no mundo online quanto no mundo real. Se a empresa já tiver criado uma rede social corporativa, os colaboradores poderão convidar todos os seus contatos do mundo online e do mundo real a participar da mesma na medida em que são agrupados de acordo com seu posicionamento na matriz de stakeholders. Para tal, é imperativo que a empresa já os tenham segmentados em grupos de clientes, fornecedores, canais e assim por diante.

2) Um outro papel importante do RH é o de identificar possíveis gestores de relacionamento dos diversos grupos de stakeholders nos mais diversos departamentos da empresa. Essa atividade, inicialmente voluntária, pode gerar dividendos muito interessantes para o profissional na medida em que os resultados do programa começarem a aparecer.

3) Por fim, o RH também é fundamental no desenvolvimento de uma política de mensuração e recompensa dessa atividade de gestão de redes de negócios. Os benefícios podem ser acordados, caso a caso, de diversas formas, e.g., valor fixo pelo resultado específico, promoções com natural aumento de salário, cursos avançados, oportunidade de representar a empresa em fóruns relevantes, entre outros.

Conclusão: quanto mais profundo for o enganjamento do RH com o programa de gestão de redes de negócios implementado pelo CNO, mais rapidamente, a empresa sentirá os efeitos imediatos dessa nova abordagem de negócios. Um RH verdadeiramente ativo e estratégico é um efetivo centro de geração de receitas múltiplas para a empresa.


Octavio Neto Pitaluga
TEN - Top Executives Net
CNO - Chief Networking Officer

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