Tuesday, December 21, 2010

Secretária Executiva, Co-Gestora de Redes de Negócios

Imagine que você se torna um CNO - Chief Networking Officer, i.e., um mega estrategista e gestor de redes de relacionamentos e negócios de uma grande empresa. Uma das primeiras coisas a fazer é montar uma equipe de co-gestores, visto que, essa é uma tarefa muito árdua para apenas um profissional. Qual será o primeiro grupo de profissionais que você procurará?


Acertou aquele que respondeu secretárias executivas. Vejamos apenas 7 motivos para tal decisão:
  1. Em geral, elas estão na empresa por um longo período ou acompanham a carreira de algum top executivo há vários anos;
  2. Os executivos as buscam pelo conhecimento pessoal e pela facilidade de já trabalhar com uma profissional que conhece tudo a seu respeito e de não precisar treinamento extra;
  3. Elas estão cada vez mais qualificadas e inseridas no ambiente de negócios;
  4. Possuem acesso direto a toda a rede de relacionamento da Diretoria e são responsáveis por organizar esses contatos;
  5. Gerenciam todas as ligações e agendamento de compromissos;
  6. São parceiras fiéis e dedicadas de seus líderes;
  7. Sabem com quem tratar e o que tratar com cada pessoa dentro da organização, acelerando os entendimentos entre as partes.
Segundo Stefi Maerker, Diretora Executiva da SEC Talentos Humanos, uma das maiores empresas de recrutamento, seleção e treinamento de secretárias executivas no Brasil, "as secretárias mais modernas são mais participativas, colaboram em projetos, organizam agendas e administram processos". Esse é exatamente o perfil de um co-gestor de redes de relacionamentos e negócios.

Portanto, recomendamos conversar com todas as secretárias executivas e verificar quais estarão dispostas a ajudar na sua tarefa inicial de organizar e mapear toda a rede de relacionamento que poderá gerar negócios efetivos para a empresa num prazo relativamente curto.

Na verdade, toda empresa está sentada nessa mina de ouro sem dar a mesma a devida atenção.... até o momento. Mãos a obra e boa sorte!


Octavio Neto Pitaluga
TEN - Top Executives Net
CNO - Chief Networking Officer

Share / Save / Bookmark

2 comments:

Maísa Intelisano said...

Parabéns pela visão ainda tão difícil no mundo corporativo, Otávio.

Infelizmente, as secretárias ainda são muito "taken for granted" e poucos são os executivos que as valorizam, reconhecem e tomam como verdadeiras parceiras de negócios.

Abraço

Maísa Intelisano
http://www.linkedin.com/in/maisaintelisano
http://br.groups.yahoo.com/group/secretariado-brasil/

Octavio Pitaluga Neto said...

Obrigado Maísa,

Nosso papel é justamente o de valorizar os bons profissionais e criar oportunidades para que eles brilhem cada vez mais.

A hora está chegando. Contamos com seu suporte nesse sentido.

Abraços,