Recentemente numa palestra, fui questionado sobre como lidar com flames, i.e., discussões em grupos que geram um clima pesado. Como creio que esse assunto seja relevante a todos, eis aqui a minha resposta.
Flame é um evento cuja única e total responsabilidade é do líder / moderador do grupo e/ou fórum de debate. Por diversas razões:
- A liderança pode não ter sido claramente comunicada e/ou foi percebida como sendo fraca;
- Não definição das regras do grupo desde o princípio;
- Não criação de um forte grupo de co-moderadores desde o início;
- Não eliminação imediata do flame, conforme recomendado abaixo;
- Não punição imediata do causador da contaminação.
Qual é a solução para esses casos? Em verdade, é muito simples:
- O líder pode atuar de duas formas: (a) pede ao gerador do flame que retire a postagem de imediato e que se desculpe em público ou (b) simplesmente deleta logo a postagem polêmica sem mais explicações e pede reservadamente ao gerador do flame não mais repetir tal ação;
- No caso a) se o causador do problema não se redimir, o flame é deletado e a pessoa é sumariamente banida;
- Caso o flame seja deletado logo, o causador do problema e/ou envolvidos no mesmo são advertidos pelo líder reservadamente e, caso sejam reincidentes, são sumariamente banidos. Como no futebol, cartões amarelo e vermelho.
Como evitar o flame sequer exista?
- Liderança clara e forte;
- Definição das regras do grupo logo no seu início;
- Montagem de equipe de co-moderadores, que alertará ao líder em caso de flame ou mesmo atuará em seu benefício, caso o mesmo esteja inacessível no momento.
- Alimentação do grupo com mensagens de positiva e de apoio aos membros. As pessoas buscam continuamente por inspiração. Esse é o principal papel de um líder.
O que fazer caso seja atacado num flame?
- Peça ao líder que neutralize a situação de imediato;
- Se o líder se mostrar hesitante ou fraco, não discuta mais com ninguém. Encerre sua participação no grupo rapidamente, pois não vale a pena seguir adiante ao lado de líderes fracos. Além disso, em breve, ninguém mais se lembrará do que aconteceu.
- Se for de interesse, crie seu próprio grupo e dê o exemplo de como se faz corretamente (opcional)
As redes sociais deveriam criar um mecanismo de geladeira, onde você colocasse a pessoa "de castigo" por um tempo para que esfrie a cabeça e melhor reflita sobre o lance todo. Até o momento, não vi nenhuma plataforma que ofereça essa funcionalidade.
Portanto, voltamos ao inicio das conversas. Redes sociais não é brincadeira. É algo muito mais sério do que se imagina. A liderança clara em redes sociais precede ao seu próprio uso. Daí a importância da formação profissional em como atuar como um CNO - Chief Networking Officer.
Cordialmente,
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