Saturday, August 20, 2011

SRM - Stakeholder Relationship Management

Baseado em nossa experiência profissional, verificamos que as empresas estão entendendo o valor de gerenciar efetivamente suas redes de relacionamentos objetivando gerar negócios e efetivo valor econômico. Temos percebido uma maior receptividade ao conceito do CNO - Chief Networking Officer e a importância do uso das redes sociais como plataformas de gestão desses relacionamentos. Alie-se uma integração crescente das plataformas de CRM - Customer Relationship Management com redes sociais, já trazendo uma inteligencia de negócios com métricas e gráficos totalmente integrados num ponto central na Internet.

Acreditamos que está na hora de expandir e consolidar esse ferramental tecnológico criando uma plataforma de SRM - Stakeholder Relationship Management, que ajudará no gerenciamento do relacionamento não apenas dos clientes mas de todos os stakeholders que gravitam ao redor da marca empresarial. Em essência, esse será o cockpit do CNO.

Na verdade, hoje já é possível oferecer esse nível de serviço as empresas desde que os profissionais saibam como usar cada uma das ferramentas de forma separada e tenham condições de criar mecanismos de integração. O ideal é que esses  APIs sejam desenvolvidos pelos próprios fornecedores de tecnologia mas isso já está acontecendo, embora, ainda não tenhamos conhecimento de uma plataforma que permite integrar funcionalidades de redes sociais com CRM num ponto único.

Esperamos que em três meses esse entendimento se torne realidade e que em um ano já comecemos a ter eventos falando de SRM como uma evolução das redes sociais corporativas e dos CRMs.

Time will tell...

Cordialmente,

Octavio Neto Pitaluga
TEN - Top Executives Net
CNO - Chief Networking Officer
Skype: octaviopitaluga

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