Tuesday, June 14, 2005

Workshop sobre Liderança na AIESEC Brasil

No dia 14 de Maio de 2005, tive a grata satisfação de participar do CONADE 2005 que é o Congresso da AIESEC Brasil. AIESEC, maior organização mundial de universitários, é a plataforma internacional para jovens descobrirem e desenvolverem seus potenciais com o objetivo de criar impacto positivo na sociedade através de intercâmbios profissionais. Apresentei um workshop de 3 1/2 horas sobre Liderança de Equipes tendo como base a metodologia de Coaching e posicionando o Coach como estilo de liderança que mais se adequa a uma organização jovem, dinâmica e altamente internacionalizada como a AIESEC.

A razão de implementar esse workshop foi de que muitas das metas inicialmente estipuladas não estavam sendo atingidas por que havia uma certa diferença entre o conhecimento e experiência de algumas regionais. Portanto, esse workshop foi desenhado a quatro mãos com a Presidência da AIESEC Brasil e apresentado a todos os 22 Presidentes das Regionais. O objetivo era alinhar o conhecimento sobre a metodologia de Coaching na gestão das equipes na medida em que a visão e metas tomam uma direção única dentro de toda organização.

Foi muito gratificante perceber a seriedade e comprometimento com o propósito do workshop claramente estampado nos olhares e faces daqueles jovens líderes. Para muitos, a AIESEC oferece a primeira real oportunidade de exercício da liderança. Uma liderança legítima e conquistada pelo voto entre os seus pares. Senti um sincero interesse em absorver e implementar de imediato os conceitos apresentados no dia-a-dia das atividades das regionais .

Sugeri que cada um dos Presidentes das Regionais apresentasse o meu material a sua equipe para que todos criassem uma identidade única. Como disse no workshop, o verdadeiro líder é quem tem a capacidade de gerar novas lideranças. Liderar por servir a sua equipe. Tenho recebido alguns e-mails que demonstram que semeiei em solo ultra-fértil e que a AIESEC Brasil colherá bons resultados dentro em breve. É uma grande emoção contribuir de forma singela e simples para o engrandecimento das pessoas.

Obrigado por sua atenção. Cordialmente,

1 comment:

Anonymous said...

Venho aqui externar a minha satisfação em ter participado de um WorkShop promovido pelo senhor Octavio Pitaluga em uma conferência organizada pela AIESEC, organização da qual faço parte e cujo sou Presidente Local em Goiânia.
Posso afirmar que saí daquele encontro de 3 horas e meia com várias perguntas respondidas e novas idéias para aplicar no time em que presido.
Sendo eu alguém muito novo na função que exerço, surpreendi-me com tantas reflexões que ainda não as tinha feito e que a partir deste workshop ficaram bem mais claras, não só para mim, mas para muitos presidentes locais que estavam ali presentes.
Ter uma oportunidade como esta de estar refletindo sobre a liderança de um grupo de pessoas em seu trabalho e em uma organização tão grandiosa, foi de fundamental importância em minha carreira. Hoje me sinto muito mais preparado para liderar minha equipe e vejo que os resultados não estão demorando a acontecer.
Agradeço aqui ao senhor Octavio Pitaluga pelo o grande ensinamento que me transmitiu. O sucesso da AIESEC em Goiânia que já é uma realidade, com certeza tem a sua influência.
Muito obrigado pela atenção.

Atenciosamente,

Pedro Egídio
Presidente - AIESEC Goiânia
goiania@aiesec.org.br

+55 (62) 32725101
+55 (62) 84216990


National Partners: Faculdades Alfa - KPMG - Yázigi
Internexus - ETEG - Philips do Brasil - TMA

Local Partners: AMCHAM - ACIEG