Tuesday, November 15, 2005

Equipe de Negócios Internacionais

Imagino que já tenham respondido de forma segura e positiva ao mini-questionário de pré-qualificação para o início de suas atividades internacionais. Nosso próximo passo será analisar alguns pontos básicos. Nesse sentido, faremos uso dos tradicionais 5 Ps - Preço, Produto, Promoção, Place/Local e Pessoas - do Marketing. Começaremos focando nas pessoas. Na minha opinião, esse é o mais importante P do Marketing. Os seus clientes, funcionários, investidores, parceiros estratégicos são, no final das contas, pessoas organizadas ao redor de empresas ou mesmo individualmente, correto ? O fato é que todos vivemos em comunidades sejam elas maiores ou menores, genéricas ou especializadas.

Não podemos falar de pessoas sem pensar em Relacionamento. É mais importante saber os dados de uma pessoa ou se relacionar com ela ? A importância maior está no banco de dados ou na qualidade e dimensão do seu relacionamento com essa pessoa ? Obviamente, que os bancos de dados são recursos/ferramentas importantes que precisamos dispor para implementar nossa estratégia em todos os sentidos. Mas o que verdadeiramente importa é a qualidade única da experiência que o seu cliente teve e tem ao trabalhar com você.

Uso o termo trabalhar pois um cliente fiel nos ensina muito. Ele nos orienta em relação a todos os demais Ps. Mesmo que seja com o seu silêncio muitas vezes. É preciso saber ouvir e distinguir as nuances sutis. Portanto, toda chance de interagir com ele, relacionar-se e conhecê-lo melhor deve ser uma experiência muito rica e apreciada. Só assim poderemos cada mais aumentar nossa proposta diferenciada de valor.

Com relação a nossa análise sobre as pessoas, dividiremos-as em 2 grupos básicos; internos (sua liderança e equipe de funcionários) e externos (clientes, competidores, investidores e parceiros estratégicos). Nesse momento, vamos focar no grupo interno composto pelo seu líder de projeto e sua equipe internacional. Na medida em que a empresa acelera seu processo de internacionalização haverá uma maior e clara distinção entre equipe mercado interno e externo.

Antes de pensar em iniciar qualquer atividade internacional, vale a pena olhar para a equipe de colaboradores e fazer as seguintes perguntas enfocando em separado a questão liderança e equipe. Com relação a liderança, os questionamentos seriam:


1. Qual seria o perfil ideal do meu líder de projeto internacional ?

2. Se eu tivesse que fazer um anúncio de recrutamento, como o seria ?

3. Quais seriam os meus critérios principais ?

4. Conheço pessoalmente essa pessoa ?

5. Essa pessoa já está no meu time de colaboradores ?

6. Do contrário, como fazer para atraí-la ?


Normalmente, as empresas começam com os recursos que dispõe em todos os sentidos. Concordo que esse seja o pensamento normal. Entretanto, você está considerando entrar num cenário mais competitivo e exiginte do que o mercado doméstico. Portanto, é importante que se dê o devido valor. Afinal de contas, esse líder e sua equipe serão os responsáveis por identificar, conhecer, conquistar a confiança e principalmente relacionar-se no longo prazo com profissionais até então desconhecidos e que podem simplesmente levar a sua empresa a um contexto muito mais amplo do que o experimentado até o momento.

Para que tenhamos sucesso nessa empreitada é preciso que liderança e equipe estejam finamente sintonizados. Abordaremos essa questão mais tarde. Nesse momento, vamos pensar na formação da sua equipe internacional. Nossas questões principais são:


1. Quem poderia compor minha equipe internacional ?

2. A equipe possui os conhecimento básico sobre comércio exterior ?

3. Quão qualificados eles estão nesse sentido ? Quem sabe o que ?

4. Quais são os idiomas falados com fluência (verbal e escrita) ?

5. Como preparar a minha equipe para esse desafio ? Que tipo de treinamento rápido seria necessário ?

6. Como/onde/quando e por quanto poderia ser feito ?


Empresas vencedoras possuem liderança e equipes vencedoras. Acreditamos que o tempo investido nessas questões seja muito mais importante do que o tempo investido no plano de negócios no momento inicial. As pessoas tecnicamente capazes e corretamente motivadas farão o seu plano de negócios, desenvolverão osmprodutos e serviços certos para cada mercado, atrairão e reterão os clientes e permitirão a alavancagem do seu negócio a patamares nunca dantes sonhados. "Cuide bem dos seus funcionários para que eles cuidem muito bem de seus clientes". No próximo artigo, trataremos das pessoas externas com foco na sua rede de contatos internacionais.

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