Wednesday, March 14, 2007

Caso Skype e Gestão de Redes de Negócios

Ola pessoal,


Convido-os a ler a entrevista com o CEO e fundador do Skype, Niklas Zennström. Está postada na TEN - Top Executives Net.

Para quem não sabe da estória da compra do Skype, na época, verificou que o Skype tinha cerca de 20 milhões de usuários leais. Aqueles que, como eu, acessam o Skype todos os dias. Reconheceram então o forte senso de comunidade ao redor da marca Skype. Estimou-se que cada um daqueles membros da comunidade Skype valiam cerca de U$ 150,00, o que resultou no preço de compra de U$ 3 bilhões.

Sempre conto essa estória nas minhas palestras para concluir com algumas perguntas:

  • "Se sua empresa é uma comunidade, qual é o valor da sua comunidade ?"
  • "Como e quando você mensura a (des)valorização da sua comunidade através do tempo ?"
  • "Você usa essa mensuração no cálculo do valuation de sua empresa ?"
O caso da Skype nos leva a essas reflexões. O que sua empresa está fazendo sobre isso ? Esse é o tipo de cenário que discuto nos meus treinamentos sobre "Gestão de Redes de Negócios".

Para finalizar, prestem atenção no Joost. Pode ser a nova onda. Já me cadastrei como beta-tester.

Abraços,


Octavio Pitaluga

No comments: