VIP é uma sigla derivada do inglês Very Important Person (Pessoa Muito Importante). Normalmente, esse termo é empregado para denominar pessoas ricas, influentes, famosas e que possuem visibilidade no seu setor e mesmo na mídia. São pessoas que possuem certa forma de poder e prestígio. Seja de ordem política, econômica, social ou mesmo a combinação de todos esses fatores.
Entretanto, em gestão de redes de negócios, temos uma abordagem um tanto quanto diferente. Pois as pessoas mais importantes em nossas vidas não são necessariamente nem ricas, nem famosas e nem tampouco são ou querem ser celebridades. Entretanto, são pessoas que realmente se importam conosco, fazem a total diferença no nosso dia a dia, querem a nossa felicidade e, por vezes, estão totalmente comprometidas com nosso sucesso. Para facilitar o reconhecimento dessas pessoas, vamos estruturá-las em categorias:
1) Pais: com algumas infelizes exceções, creio que a grande maioria das pessoas é gerada por um núcleo familiar onde existe o amor dos pais pelos filhos. Depois os filhos aprenderão a amar seus pais. Nem todos os pais são extrovertidos a ponto de expressar esse sentimento publicamente seja por escrito ou por palavras. Eles preferem demonstrar seu amor através de ações, de uma conversa, de apoio aos estudos, a carreira chegando facilmente a sacrificar suas próprias ambições pessoais para que os filhos atinjam metas ainda mais ambiciosas. Portanto, seu pais são VIPs.
2) Educadores: toda a pessoa que lhe ensina algo de valor é um educador. Esteja ele na escola, na igreja, num encontro social, numa palestra, numa viagem ou por um livro ou artigo que tenha escrito. O dia, horário e local nem sempre importam tanto assim. O conhecimento que lhe é passado não é apenas de ordem técnica mas, principalmente, de ordem moral, ética e espiritual. O verdadeiro educador sabe o valor exato dos tangíveis e dos intangíveis como recursos necessários para sua caminhada rumo a plena realização como ser humano. Eles ensinarão pelo prazer de vê-lo crescer forte e alerta as oportunidades que a vida lhe oferecerá. Eles serão recompensados pela sua demonstração de conhecimento e pela sabedoria de suas escolhas. Assim, seus educadores são VIPs.
3) Pessoas que gostam de e/ou fazem algo concreto por você: geralmente as reconhecemos pelo termo amigo. Mas vou muito mais além pois existem pessoas que gostam de você sem que nem ao menos você as conheça. Às vezes, elas são até estranhas ou completos desconhecidos. Por vezes, sua origem é muito humilde e elas se encontram numa posição social ou profissão na qual você nem poderia imaginar. Como exemplos temos aquele estranho que lhe dá um dinheiro para tomar um ônibus de volta pra casa. Ou ainda aquele médico ou bombeiro que salvou a sua vida. Ou mesmo uma pessoa que acreditou em você, quando até mesmo você duvidava de si mesmo, e lhe deu um emprego. Todas as pessoas que gostam de e/ou fazem algo concreto por você são VIPs.
Portanto, em gestão de redes de negócios pergunte a si mesmo:
- Quem são as pessoas que realmente se importam comigo?
- Quem verdadeiramente gosta de mim?
- Quem está disposto a me ensinar?
- Onde estão essas pessoas?
- Tenho telefone e endereço delas?
- Qual é a freqüência com que tenho falado com elas ultimamente?
- Qual é o benefício que tenho oferecido a elas?
Assim, você estará mapeando os verdadeiros VIPs de sua vida. Vá atrás deles imediatamente, se ainda não o tiver feito, e mantenha ou restaure o canal de comunicação. Tenha o telefone dessas pessoas naquele seu pequeno caderninho preto, ou mesmo no seu celular, agenda eletrônica ou rede social online. Mais do que o contato, tenha essas pessoas bem próximas ao seu coração.
Eventualmente e por coincidência e fortuna, algumas dessas pessoas serão também considerados VIPs por outras pessoas em geral. Se esse for o caso, use desses recursos adicionais com inteligência, multiplique-os e sabia fazer a diferença na vida de outras pessoas. Seja um verdadeiro VIP você também. Amém!