Wednesday, July 23, 2008

Warren Buffett & Gestão de Redes de Negócios

Warren Buffett é o fundador e CEO da Berkshire Hathaway. Para quem nunca ouvi falar dele, vale lembrar que ele é um dos homens mais ricos do mundo com um patrimônio avaliado em U$ 52 bilhões pela revista Forbes, edição 2007. Warren não é apenas bilionário mas extremamente generoso. Ele doou U$ 32 bilhões para a fundação beneficente de Bill Gates em 2006.

Recentemente, li um livro chamado “Tao de Warren Buffett” que é uma coletânea rapidamente discutida de 125 pérolas desse mago das finanças. Selecionei 10 delas que possuem relação com tudo aquilo que já discutimos nesse blog ao longo desses anos.

Senhoras e Senhores,

Com vocês, Mr. Warren Buffett

1. “Não é possível fazer um bom negócio com uma pessoa ruim.”

2. “São precisos 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para perdê-la. Se você pensar nisso, fará as coisas de forma diferente.”

3. “Os grilhões do hábito são leves demais para serem sentidos, até que ficam pesados demais para serem rompidos.”

4. “Não é preciso fazer coisas extraordinárias para obter resultados extraordinários.”

5. “O dinheiro, até certo ponto, às vezes permite que você circule em ambientes mais interessantes. Mas ele não pode mudar o número de pessoas que o amam ou quão saudável você é.”

6. “Ao procurar alguém para contratar, você procura três qualidades: integridade, inteligência e energia. Mas a mais importante é a integridade, porque sem ela as duas outras qualidades, inteligência e energia, acabarão com você.”

7. “Não seria ótimo se pudéssemos comprar amor por U$ 1 milhão? Mas a única forma de ser amado é sendo amável. Você sempre obtém mais quando distribui. Se você não distribui nada, não obtém nada. Não conheço ninguém amado pelos outros que não se sinta um sucesso. E não consigo imaginar pessoas não amadas se sentido muito bem-sucedidas.”

8. “Imagine que você tivesse um carro e que ele fosse seu único carro para o resto da vida. Claro que você cuidaria bem dele, trocando o óleo com mais freqüência do que o necessário, dirigindo com cautela etc. Agora, pense no fato de que você só tem uma mente e um corpo. Prepare-os para a vida, cuide deles. Você pode aprimorar sua mente no decorrer do tempo. O principal patrimônio de uma pessoa é ela própria; portanto, preserve-se e aprimore-se.”

9. Nunca olhamos para trás. Achamos que há tanto para ver à frente que não faz sentido pensar no que poderíamos ter feito. Simplesmente não faz nenhuma diferença. Você só pode viver a vida para frente.”

10. “Se voce não comete erros, não pode tomar decisões.”

Como podem ver, valores simples mas igualmente poderosos e de aplicação prática no dia a dia é que fazem de você um vencedor. Tudo começa com o conhecimento e desenvolvimento de seu verdadeiro e único código de valor.

1 comment:

Ludo Cardinaels said...

Estivo impressionado pelo isto blog.

E verdade que e so possível de fazer negócios com gente de confiança. Por isto a integridade é muito importante. Isto é porque você pode querer bem esto pessoa. Esto pessoa você poder intender.

Tem um triângulo de intendamiento. Isto triângulo tem três partes. Tem afinidade ( uma escala que vã de querer o amar ate odiar), realidade ( o ter acordos sobre coisas) e comunicar.

Esta pessoa que tem muito integridade pode ser querido facilmente, você vã querer intender sua realidade o seu ponto de vista. E vã ser fácil de comunicar com ele. Va ser fácil de intender ele.

Você vã intender seu proposta facilmente e ele vã intender você facilmente.

E um sonho de colaborar com esta pessoa.

Obrigado por o blog.

Ludo Cardinaels
Ludo.cardinaels@ideas-reality.com
www.ideas-reality.com