Sunday, November 15, 2009

Coaching Virtual na Revista Melhor - Gestão de Pessoas

Recentemente, contribui para um artigo sobre Coaching Virtual da Revista Melhor - Gestão de Pessoas conforme o seguinte:

Comprometimento
Octavio Pitaluga, coach virtual desde 2005 e chief networking officer da Top Executive Net (TEN), rede social de negócios da internet, por sua vez, utiliza em seu trabalho os serviços de mensagem instantânea, fóruns e salas de chat, da mesma forma que as demais ferramentas da internet, e destaca que o coach on-line pode trazer os mesmos resultados que o modelo tradicional. "Na verdade, existe um ponto fundamental para o sucesso de um programa, seja ele virtual ou presencial: o comprometimento do cliente. No meu trabalho, vejo que muitos profissionais tentam adivinhar a resposta que eles acham que eu quero ouvir, em vez de pensar e refletir sobre o que é, de fato, importante para a vida, carreira e negócio deles, e esse comportamento acaba sabotando o processo."

Como vantagens da versão on-line, Pitaluga cita a flexibilidade de horários; a eliminação de problemas de deslocamento, como os engarrafamentos de trânsito nas grandes cidades; e a redução do custo do programa, já que não há gastos com uso de espaço físico, contratação de secretárias e passagens aéreas.

Assim como as ferramentas, as metodologias variam de acordo com a empresa ou o profissional. Há coaching baseado em programação neurolinguística, no modelo socrático de conversação, em psicologia organizacional, entre outros. Pitaluga, por exemplo, usa o modelo de mapa mental, por intermédio de um software chamado Freemind. "Em uma primeira etapa, convido o cliente a preencher sozinho o mapa mental e, depois, debato as informações em conjunto com ele durante as sessões de coaching virtual. Uma vez definidas as tarefas, o cliente faz seu dever de casa, registra o trabalho no software de mapa mental e envia o arquivo 24 horas antes da próxima sessão", diz.

Artigo na íntegra

Share/Save/Bookmark


No comments: