Depois de quase 6 anos vivendo uma intensa paixão por redes sociais, as pessoas começam a reconhecer a importância desse trabalho. Elas me perguntam quais são as dicas que posso passar. Pois muito bem, em respeito a todos, resolvir postar minhas top 10 dicas sobre redes sociais:
1) Defina sua meta: o trabalho com redes sociais permite alcançá-la. Pode ser montagem de equipe, conseguir/mudar de emprego, buscar investidores ou canais de comercialização, expandir seu negócios regionalmente ou mesmo internacionalmente.
2) Conheça as principais redes sociais: não basta se registrar em dois sites e achar que está tudo certo. Os sites não fazem nada por você se não começar a fazer por si próprio. Se não tiver tempo para aprender por conta própria, contrate um serviço especializado. O ROI (return over investment) só será positivo se você aplicar o conhecimento de imediato.
3) Contribua com as redes: preencha seu perfil com foto, seja transparente. Não se esconda e nem fique apenas tirando das redes sem oferecer qualquer contrapartida. Esse tipo de raciocínio coletivo explica facilmente o processo de favelização que vivemos. Para mudar esse cenário, temos que fazer uma pergunta melhor "como posso adicionar valor aos membros das redes?"
4) Ative seus contatos: convide as pessoas a se conectarem a você nas principais ferramentas de sua escolha e entenda que elas nem sempre estarão em todas mas apenas naquelas de sua maior afinidade. Gerencie um grupo.
5) Tenha um blog: ou até mais de 1. De ordem pessoal e/ou profissional. Em português e/ou em idioma estrangeiro. Defina a proposta única e o posicionamento do mesmo. Integre seu blog a outras redes sociais fazendo dele o ponto central de contato com seus pares.
6) Desenhe uma estratégia online: complementando suas ações no mundo real, tenha uma clara estratégia em mídia sociais usando de todos os recursos disponíveis de forma integrada.
7) Faça palestras: não basta apenas ter ação online. Apareça para o mundo e compartilhe seu conhecimento com palestras de preferência em fóruns específicos e privilegiados. Sempre peça pela lista de presença.
8) Faça eventos de networking: conecte as pessoas. Algumas já fazem isso naturalmente. Outras precisam de sua ajuda. Elas ficarão agradecidas por isso. Se lembrarão de você e trarão novas pessoas relevantes para seu grupo. Tenha paciência com aqueles que só virão para tirar pois eles são os que mais precisam de ajuda.
9) Tenha sua própria rede social: ao invés de ter os contatos apenas nas redes espalhadas, centralize-os num banco de dados e depois migre o mesmo para uma rede social ao redor de sua marca/nome. Uma rede social ativa e vibrante impacta positivamente no valuation do seu negócio.
10) Crie novos modelos de negócios: existem diversas redes no mundo real que já estão prontas a espera de empreendedores criativos que saibam construir novas oportunidades integrando-as as redes sociais na Internet. Aproveite que existe baixíssima competição nesse momento para ganhar momentum no mercado rapidamente.
Conclusão: na medida em que você, como indivíduo e/ou empresa, tiver mais EXPERIÊNCIA com esse ferramental, adquirirá um novo HÁBITO e saberá a hora de adicionar mais valor a esse fantástico trabalho. Divirta-se tanto quanto eu tenho feito!
Cordialmente,
Octavio Pitaluga Neto
TEN - Top Executives Net
CNO - Chief Networking Officer
1) Defina sua meta: o trabalho com redes sociais permite alcançá-la. Pode ser montagem de equipe, conseguir/mudar de emprego, buscar investidores ou canais de comercialização, expandir seu negócios regionalmente ou mesmo internacionalmente.
2) Conheça as principais redes sociais: não basta se registrar em dois sites e achar que está tudo certo. Os sites não fazem nada por você se não começar a fazer por si próprio. Se não tiver tempo para aprender por conta própria, contrate um serviço especializado. O ROI (return over investment) só será positivo se você aplicar o conhecimento de imediato.
3) Contribua com as redes: preencha seu perfil com foto, seja transparente. Não se esconda e nem fique apenas tirando das redes sem oferecer qualquer contrapartida. Esse tipo de raciocínio coletivo explica facilmente o processo de favelização que vivemos. Para mudar esse cenário, temos que fazer uma pergunta melhor "como posso adicionar valor aos membros das redes?"
4) Ative seus contatos: convide as pessoas a se conectarem a você nas principais ferramentas de sua escolha e entenda que elas nem sempre estarão em todas mas apenas naquelas de sua maior afinidade. Gerencie um grupo.
5) Tenha um blog: ou até mais de 1. De ordem pessoal e/ou profissional. Em português e/ou em idioma estrangeiro. Defina a proposta única e o posicionamento do mesmo. Integre seu blog a outras redes sociais fazendo dele o ponto central de contato com seus pares.
6) Desenhe uma estratégia online: complementando suas ações no mundo real, tenha uma clara estratégia em mídia sociais usando de todos os recursos disponíveis de forma integrada.
7) Faça palestras: não basta apenas ter ação online. Apareça para o mundo e compartilhe seu conhecimento com palestras de preferência em fóruns específicos e privilegiados. Sempre peça pela lista de presença.
8) Faça eventos de networking: conecte as pessoas. Algumas já fazem isso naturalmente. Outras precisam de sua ajuda. Elas ficarão agradecidas por isso. Se lembrarão de você e trarão novas pessoas relevantes para seu grupo. Tenha paciência com aqueles que só virão para tirar pois eles são os que mais precisam de ajuda.
9) Tenha sua própria rede social: ao invés de ter os contatos apenas nas redes espalhadas, centralize-os num banco de dados e depois migre o mesmo para uma rede social ao redor de sua marca/nome. Uma rede social ativa e vibrante impacta positivamente no valuation do seu negócio.
10) Crie novos modelos de negócios: existem diversas redes no mundo real que já estão prontas a espera de empreendedores criativos que saibam construir novas oportunidades integrando-as as redes sociais na Internet. Aproveite que existe baixíssima competição nesse momento para ganhar momentum no mercado rapidamente.
Conclusão: na medida em que você, como indivíduo e/ou empresa, tiver mais EXPERIÊNCIA com esse ferramental, adquirirá um novo HÁBITO e saberá a hora de adicionar mais valor a esse fantástico trabalho. Divirta-se tanto quanto eu tenho feito!
Cordialmente,
Octavio Pitaluga Neto
TEN - Top Executives Net
CNO - Chief Networking Officer
1 comment:
Parabéns pelo artigo!
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