CNO - Chief Networking Officer é um mega estrategista e gestor de redes de relacionamentos. Ele atua de forma integrada no mundo real assim e no ambiente virtual. Ele domina a arte de transformar contatos em relacionamentos duradouros que levam a negócios efetivos.
Será você um CNO em potencial? Como o RH das empresas reconhecerá um futuro CNO rapidamente? Vejamos 10 pontos que podem auxiliar nessa identificação.
1. Liderança: CNO é um líder nato. Ele se destaca na multidão pelo seu estilo diferenciado. Por vezes mais soft, por vezes mais hard, quando a situação assim exigir, mas sempre tomando as decisões certas na hora precisa.
2. Comunicação: Tanto na comunicação escrita quanto verbal, CNO apresenta suas ideias de forma didática, clara, que fazem muito sentido e que conduzem os demais stakeholders para a ação.
3. Estrategista: todas as boas pessoas tem valor estratégico de curto, médio e longo prazo. O CNO entende que para que grandes metas sejam alcançadas é fundamental que forme um time de primeira linha e que se implemente uma estratégia vencedora que esteja inserida no DNA da equipe.
4. Gestor de relacionamentos: orientado a pessoas, ele entende o valor de cada ser humano no sistema e sabe que eles mudarão de posicionamento na cadeia dos stakeholders ao longo da caminhada. O que verdadeiramente interessa é identificar aqueles diamantes com os quais o CNO brilhará em conjunto.
5. Inovador: CNO está sempre antenado com as tendências mais modernas. Uma forma prática de visualizar esse ponto são as pessoas que gostam de tecnologia, Internet, redes sociais e novos modelos de negócios de uma forma geral.
6. Desenvolvedor: de pessoas e de ideias. CNO é um coach por natureza e domina a metodologia de coaching de gestão de redes de negócios. Sabe que sozinho não se chega longe. Só alcançará seu destino se for capaz de inspirar e desenvolver pessoas dando a elas um propósito digno e de elevado valor enquanto as motiva a pertencer a algo maior e que as encha de orgulho. Essa é a sua missão e propósito de vida.
7. Auto-motivado: sempre enxerga a metade do copo cheia. Sua atitude é construtiva pois ele é o único responsável pelo seu destino. CNO não perde tempo culpando terceiros nem achando desculpas para seus infortúnios, mas está sempre se motivando a encontrar uma solução para cada desafio que lhe é apresentado.
8. Negociador: quando lidando com diversos stakeholders, CNO é hábil ao perceber as sutilezas das diversas motivações, necessidades e mesmo apreensões de seus pares. Superar os conflitos de interesse é fundamental para que se conduza o projeto para um fechamento harmonioso e efetivo.
9. Valores nobres: CNO serve a sua rede de relacionamentos e não faz uso da mesma em benefício próprio. Ele sempre adiciona um valor bem superior a sua recompensa por essa gestão única. Ele é transparente no seu real propósito e sabe que os meios não justificam os fins.
10. Visionário: CNO vê riqueza e construção de valor onde a grande maioria enxerga apenas o óbvio que seus olhos lhes apresenta. Ele reconhece o brilho do diamante de cada pessoa e sabe a bela oportunidade que ela traz em seu coração. Sabe que elas nasceram para brilhar e tem sincero interesse deixar esse legado para todos os que vierem depois. Sua vida transcende ao seu tempo.
Você se identificou com esse perfil? Você reconhece esse perfil em pessoas de sua equipe? Você tem profissionais com um potencial natural para que se bem trabalhados através de coaching de gestão de redes de negócios possam agregar significativo valor ao seu negócio?
Não importa a sua idade, situação financeira e/ou de carreira. Não importa o quanto já caminhou e o quanto ainda está por vir. Não importa que a maioria das pessoas ainda não entenda o que você é e porque atua dessa forma. Ser um CNO é atender a um chamado. Aquela voz interior que lhe diz que você veio ao mundo para fazer a diferença através de uma eficiente gestão de redes de relacionamentos.
Siga o seu destino então. Amém!
2 comments:
Ótimo artigo!!!
Muito obrigado Paulo. Prazer em serví-lo dentro de nossas limitadas competências.
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