Monday, February 11, 2008

Regra básica: CCC

Algumas pessoas confundem e pensam que o gestor de redes de negócios deve ser o maior candidato ao concurso de pessoa mais simpática do mundo. Aquela pessoa que está bem com todos os demais membros da rede. Por um lado, isso até pode ser verdade mas, por outro lado, existe uma outra premissa anterior ainda mais importante: ESCOLHA.

Gerenciar redes começa por escolher quem são as pessoas que pertencerão às diversas redes que cercam sua vida ou seu negócio. Posso afirmar que essa escolha é, por vezes, a razão principal e a grande diferença entre o sucesso e o fracasso de qualquer projeto.

Existe uma única rede a qual pertencemos e que não temos muita escolha em relação aos seus membros: família. Pessoas que possuem laços familiares mais sólidos tendem a se posicionar melhor do que aquelas cujos vínculos sejam fracos e/ou estremecidos por questões diversas. Talvez, esse seja um fator que explique porque nem sempre as pessoas mais inteligentes sejam as mais bem sucedidas financeiramente. Mas isso é um ponto para outro fórum.

A questão toda aqui é como separar o joio do trigo. Como escolher, entre todas as pessoas que conhecemos, aquelas que merecerão usufruir nosso exíguo tempo e compor nossas equipes nos mais diversos projetos. Aquelas que realmente adicionam valor e fazem diferença em nossas redes de pessoas e negócios.

Nesse sentido, recomendo usar uma regra bastante simples e direta que começa com apenas 3 perguntas básicas, a saber :

  1. Competência: essa pessoa é tecnicamente competente no que faz? Ela realmente adiciona valor único ao grupo em sua área de expertise?
  2. Compromisso: quão comprometida ela é com o projeto? Será que poderei contar mesmo com ela em qualquer circunstância ?
  3. Confiança: essa pessoa é confiável do ponto de vista (a) moral, (b) ético, (c) emocional, (d) financeiro e (e) técnico?

E complementando o raciocínio, pergunte-se a si mesmo em relação aos 3 pontos acima:
  • Quais são suas evidências de competência, compromisso e confiança?
  • Testemunhos? Você se arriscaria a dar um testemunho público positivo por ela ?
  • Casos de sucesso ?
  • Sua experiência pessoal com ela ?


O desenho acima indica o símbolo do infinito com 3 pontas. Para que a gestão de redes de negócios seja realmente efetiva em todas as dimensões, começando por uma equipe pequena de 2-3 pessoas e chegando a gestão de uma corporação globalizada, esses três fatores devem estar presentes, em harmonia e em equilíbrio.

Se apenas um deles falhar, todo o resto falhará. Não se arrisque achando que uma coisa compensará a outra. Apenas o seu concorrente agradecerá por esse gesto de infinita condescendência. Um erro de avaliação ao selecionar as pessoas que farão parte de equipes, projetos e redes colocará tudo a perder. E vocês, CNO – Chief Networking Officer e Gestores de Redes de Negócios são responsáveis e terão seus desempenhos mensurados por isso. Portanto, seja extremamente criteriosos e seletivos antes de serem absolutamente gentis com todos os membros. Assumir essa responsabilidade terá um impacto positivo e trará reconhecimento e apreço pelos demais membros da rede.


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