Sunday, November 29, 2009

Palestras Q4 2009



Realizei algumas palestras nesse último trimestre, com maior destaque para ANEFAC e Unimed Paulistana em Outubro em São Paulo. Ainda farei a palestra no Forum TIC 2009 em Dezembro em Brasília. Resolvi colocar todas essas fotos no meu perfil no Facebook: Palestras Q4 2009. Caso tenha participado das mesmas, por favor identifique-se em cada foto.




Abraços,

Octavio Pitaluga
TEN - Top Executives Net
CNO - Chief Networking Officer

Share/Save/Bookmark

Friday, November 27, 2009

Valor Econômico & Redes Sociais

O Valor Econômico publicou nessa semana seu caderno setorial de 100 páginas sobre comunicação corporativ. Embora recomendemos a compra do material nas bancas, seu conteúdo digital pode ser acessado pelo link abaixo:

Comunicação corporativa adere a redes sociais e mídia on-line

Ficamos felizes por contribuir modestamente nas págs 34-35 dessa publicação enfatizando a importância do treinamento sobre redes sociais para que o CNO - Chief Networking Officer possa aplicar uma estratégia corporativa eficaz.





Share/Save/Bookmark

Saturday, November 21, 2009

Social Networking Strategy

We present a complete suite of services concerning social networking strategy with several modules: (a) training and coaching, (b) integration site + blog, (c) social network itself, (d) webTV and education, (e) social networks management, (f) business models and (g) measurement.


We also have room to partner with digital agencies and with experts in monitoring actions on the Internet.


Download PDF


Share/Save/Bookmark

Wednesday, November 18, 2009

Estratégia Redes Sociais

Apresentamos uma suíte completa de serviços em planejamento estratégico em redes sociais com diversos módulos integrados: (a) treinamentos e coaching, (b) integração site + blog, (c) rede social própria, (d) webTV e educação, (e) gestão de redes sociais, (f) modelos de negócios e (g) mensuração.


Também temos espaço para compor com agências digitais que farão o conteúdo e com empresas especializadas em monitoramento de ações na Internet.

Download PDF


Share/Save/Bookmark

Sunday, November 15, 2009

Coaching Virtual na Revista Melhor - Gestão de Pessoas

Recentemente, contribui para um artigo sobre Coaching Virtual da Revista Melhor - Gestão de Pessoas conforme o seguinte:

Comprometimento
Octavio Pitaluga, coach virtual desde 2005 e chief networking officer da Top Executive Net (TEN), rede social de negócios da internet, por sua vez, utiliza em seu trabalho os serviços de mensagem instantânea, fóruns e salas de chat, da mesma forma que as demais ferramentas da internet, e destaca que o coach on-line pode trazer os mesmos resultados que o modelo tradicional. "Na verdade, existe um ponto fundamental para o sucesso de um programa, seja ele virtual ou presencial: o comprometimento do cliente. No meu trabalho, vejo que muitos profissionais tentam adivinhar a resposta que eles acham que eu quero ouvir, em vez de pensar e refletir sobre o que é, de fato, importante para a vida, carreira e negócio deles, e esse comportamento acaba sabotando o processo."

Como vantagens da versão on-line, Pitaluga cita a flexibilidade de horários; a eliminação de problemas de deslocamento, como os engarrafamentos de trânsito nas grandes cidades; e a redução do custo do programa, já que não há gastos com uso de espaço físico, contratação de secretárias e passagens aéreas.

Assim como as ferramentas, as metodologias variam de acordo com a empresa ou o profissional. Há coaching baseado em programação neurolinguística, no modelo socrático de conversação, em psicologia organizacional, entre outros. Pitaluga, por exemplo, usa o modelo de mapa mental, por intermédio de um software chamado Freemind. "Em uma primeira etapa, convido o cliente a preencher sozinho o mapa mental e, depois, debato as informações em conjunto com ele durante as sessões de coaching virtual. Uma vez definidas as tarefas, o cliente faz seu dever de casa, registra o trabalho no software de mapa mental e envia o arquivo 24 horas antes da próxima sessão", diz.

Artigo na íntegra

Share/Save/Bookmark


Sunday, November 08, 2009

Google Commerce Search



Share/Save/Bookmark

Jovem CNO - Chief Networking Officer


Iniciamos a saga do CNO - Chief Networking Officer publicando um artigo em revista de circulação nacional em 2007 quando definimos todas suas responsabilidades e o processo de implementação de gestão de redes de negócios nas organizações. Depois, analizamos o CNO como oportunidade de carreira para mulheres executivas e executivos sêniores. Continuaremos a discutir o CNO com foco em executivos no início de carreira. Esse é um assunto que interessa a qualquer profissional que queira desenvolver novas competências, amplicar a rede de relacionamentos, inclusive para quem atua na área de Recursos Humanos.

Todo mundo conhece o conto de João e Maria. Vejamos uma versão mais moderna do mesmo. João é o melhor aluno da turma, mas é um tanto introspectivo. Suas melhores notas são nas matérias matemática e física. Ele é aparentemente tímido, mas muito observador e com um raciocínio estratégico/analítico de fazer inveja. Ele é aprovado numa das melhores faculdades do país na área de Exatas. Já Maria é a menina mais popular da turma. Ela conhece a todos e todos a conhecem. Ela possui uma memória incrível e um sincero interesse por pessoas, em geral. Ela resolve fazer faculdade na área de Humanas, mais precisamente, Comunicação.

Anos mais tarde, os dois reencontram-se num evento corporativo. João está como analista de um grande banco. Maria já trabalha a dois anos na área comercial de um grande grupo de telecomunicações. Ambos estão indo muito bem em suas carreiras e, recentemente, fizeram um treinamento sobre o novo modelo de liderança do CNO - Chief Networking Officer. Eles discutem sobre as possibilidades e os desafios de implementar essa metodologia em suas respectivas empresas e carreiras.

Ambos já estão bem familiarizados com as principais redes sociais. Desde os tempos da faculdade e dos estágios que eles mantêm contato com todos seus colegas, familiares e profissionais dos mais diversos ramos e perfis que encontraram nessa caminhada. Nenhum contato foi negligenciado, pois tanto João quanto Maria entenderam, desde cedo, o profundo valor desses relacionamentos para suas carreiras.

As redes sociais muito ajudaram a se manter na mente dessas pessoas nas mais diversas ocasiões como celebrações de aniversário, Natal e mesmo em momentos difíceis da vida de cada um. Isso sem contar com almoços e happy-hours regulares ao longo do ano. Por vezes, Maria organizava uma grande festa em algum lugar apenas para manter o contato vivo com os colegas da faculdade e saber como todos estavam.

Maria tem um banco de dados pessoal na ordem de 10 mil contatos espalhados nas mais diversas redes sociais. Por sua vez, João tem apenas 2 mil, alegando que não tinha muito tempo para mantê-los atualizados. Maria enfatizou para João a importância de aprender a usar as redes sociais eficientemente com foco em carreira, empreendedorismo e negócios corporativos.

Ela contou que graças a um relacionamento virtual em redes sociais com um executivo Europeu, ela ajudou a tecer uma parceria muito importante para sua empresa que já estava dando bons resultados financeiros, para ambas organizações. Essa atitude construtiva foi reconhecida pelos seus superiores na forma de um bonus e de uma viagem internacional ao país ,onde o parceiro estava localizado, como membro integrante da equipe Brasileira.

Então João começou a rapidamente calcular que se ele desenvolvesse apenas 10 novos contatos através das redes sociais por dia de trabalho, isso daria uma média de 200 novos contatos por mês, 2.400 novos contatos por ano e 24.000 contatos adicionais em 1o anos. Nesse período, ele já esperava estar posicionado como Gerente Pleno na sua organização ou em similar de destacado porte. Certamente que seu capital de relacionamento seria muito apreciado por diversas organizações, ajudando a acelerar ainda mais sua carreira mesmo numa eventual crise econômica.

Ambos concluiram que o primeiro passo a ser dado como CNO - Chief Networking Officer é a familiarização imediata com redes sociais e o mapeamento de todos seus contatos, através das mesmas e sempre tendo um banco de dados pessoal como back-up para qualquer eventualidade. João e Maria resolveram destacar esse patrimônio em seus respectivos résumés de agora em diante.

Rapidamente eles entenderam que o eficiente uso de recursos como o tempo e as ferramentas oferecidas pela Internet pode fazer uma tremenda diferença nas suas vidas, tanto social quanto profissional.

Share/Save/Bookmark



Top 10 Social Networks

Complementando o recente artigo com top 10 dicas sobre redes sociais e atendendo a pedidos, revelo o que chamo de "kit de sobrevivência". Inclusive, ministro treinamentos sobre estratégia em redes sociais baseada no mesmo.


1. LinkedIN IN : Possuo 24.100+ contatos e 75+ endossos. Até onde sei, sou o profissional mais conectado abaixo da linha do Equador nesse diretório com 50+ milhões de executivos.

2. TEN - Top Executives Net TENlogo : Complementar ao LinkedIN tanto que possui um grupo no mesmo com 13.650+ membros. Oferece funcionalidades adicionais como widget web tv, vídeo, wikis além de funcionar como um repositório de conhecimento permitindo o upload de qualquer tipo de documento: fotos, artigos, planilhas, apresentações em ppt ou pdf.

3. Blogger blog: Contando com 275+ posts, o blog é peça central na minha estratégia de disseminação de conteúdo na Internet ao se integrar com diversas redes sociais.

4. Slideshare slideshare: especializada em apresentações na forma de ppt ou pdf onde publiquei todo meu portfólio de produtos e serviços.

5. You Tube youtube : dispensa apresentações como principal canal para publicação de vídeos no mundo.

6. Twitter twitter: Aparentemente simples mas extremamente complexo, esse microblog é um poderosíssimo canal de veiculação de todo tipo de conteúdo e que requer uma estratégia toda particular em complementaridade com as demais redes sociais.

7..Facebook fb : Com maior foco social do que corporativo, é a rede social líder no momento com 300+ milhões de membros. Estão firmemente dedicados a desbancar a liderança do Orkut no Brasil.

8. Plaxo plaxo : Apesar de ter caído no esquecimento, esse gerenciador de contatos com 20 milhões de membros possui um valor estratégico todo especial.

9. Webshots : possui a grande vantagem de permitir a publicação de um elevado número de fotos e vídeos.

10. Skype skype: minha ferramenta de comunicação preferida. Por mim, todos os meus principais contatos estariam conectados para troca rápida de mensagens e comunicação a custo zero. Utilizo-a para ministrar os treinamentos virtuais para grupos de até 3 profissionais.


Como puderam perceber pela lista acima, uso as redes sociais mais populares do mercado. Entretanto, não basta abrir um conta em cada uma delas, muito embora isso já seja um excelente começo.

A verdadeira arte está em estabelecer uma clara estratégia de uso dependendo de sua meta específica; e.g; aumento dos negócios, posicionamento de carreira ou busca por recursos diversos.

Abraços,


Octavio Pitaluga Neto
TEN - Top Executives Net
TEN Hotsite
CNO - Chief Networking Officer

Share/Save/Bookmark

Twitter: General Guideline

Sunday, November 01, 2009

Top 10 dicas sobre redes sociais

Depois de quase 6 anos vivendo uma intensa paixão por redes sociais, as pessoas começam a reconhecer a importância desse trabalho. Elas me perguntam quais são as dicas que posso passar. Pois muito bem, em respeito a todos, resolvir postar minhas top 10 dicas sobre redes sociais:

1) Defina sua meta: o trabalho com redes sociais permite alcançá-la. Pode ser montagem de equipe, conseguir/mudar de emprego, buscar investidores ou canais de comercialização, expandir seu negócios regionalmente ou mesmo internacionalmente.

2) Conheça as principais redes sociais: não basta se registrar em dois sites e achar que está tudo certo. Os sites não fazem nada por você se não começar a fazer por si próprio. Se não tiver tempo para aprender por conta própria, contrate um serviço especializado. O ROI (return over investment) só será positivo se você aplicar o conhecimento de imediato.

3) Contribua com as redes: preencha seu perfil com foto, seja transparente. Não se esconda e nem fique apenas tirando das redes sem oferecer qualquer contrapartida. Esse tipo de raciocínio coletivo explica facilmente o processo de favelização que vivemos. Para mudar esse cenário, temos que fazer uma pergunta melhor "como posso adicionar valor aos membros das redes?"

4) Ative seus contatos: convide as pessoas a se conectarem a você nas principais ferramentas de sua escolha e entenda que elas nem sempre estarão em todas mas apenas naquelas de sua maior afinidade. Gerencie um grupo.

5) Tenha um blog: ou até mais de 1. De ordem pessoal e/ou profissional. Em português e/ou em idioma estrangeiro. Defina a proposta única e o posicionamento do mesmo. Integre seu blog a outras redes sociais fazendo dele o ponto central de contato com seus pares.

6) Desenhe uma estratégia online: complementando suas ações no mundo real, tenha uma clara estratégia em mídia sociais usando de todos os recursos disponíveis de forma integrada.

7) Faça palestras: não basta apenas ter ação online. Apareça para o mundo e compartilhe seu conhecimento com palestras de preferência em fóruns específicos e privilegiados. Sempre peça pela lista de presença.

8) Faça eventos de networking: conecte as pessoas. Algumas já fazem isso naturalmente. Outras precisam de sua ajuda. Elas ficarão agradecidas por isso. Se lembrarão de você e trarão novas pessoas relevantes para seu grupo. Tenha paciência com aqueles que só virão para tirar pois eles são os que mais precisam de ajuda.

9) Tenha sua própria rede social: ao invés de ter os contatos apenas nas redes espalhadas, centralize-os num banco de dados e depois migre o mesmo para uma rede social ao redor de sua marca/nome. Uma rede social ativa e vibrante impacta positivamente no valuation do seu negócio.

10) Crie novos modelos de negócios: existem diversas redes no mundo real que já estão prontas a espera de empreendedores criativos que saibam construir novas oportunidades integrando-as as redes sociais na Internet. Aproveite que existe baixíssima competição nesse momento para ganhar momentum no mercado rapidamente.

Conclusão: na medida em que você, como indivíduo e/ou empresa, tiver mais EXPERIÊNCIA com esse ferramental, adquirirá um novo HÁBITO e saberá a hora de adicionar mais valor a esse fantástico trabalho. Divirta-se tanto quanto eu tenho feito!

Cordialmente,


Octavio Pitaluga Neto
TEN - Top Executives Net
CNO - Chief Networking Officer

Share/Save/Bookmark