Wednesday, December 16, 2009

RH e redes sociais


Depois de quase seis anos, vivendo uma intensa paixão por redes sociais, as pessoas começam a reconhecer a importância desse trabalho. Os profissionais de Recursos Humanos me perguntam quais são as dicas que posso passar para eles, afinal as redes sociais são importantes para qualquer carreira. Pois muito bem, em respeito a todos, resolvi postar minhas top 10 dicas sobre redes sociais com foco no RH das empresas:

1. Defina sua meta - O trabalho com redes sociais permite alcançá-la. Pode ser no recrutamento e seleção da equipe interna, como fator motivacional para reter os melhores talentos e, mesmo, ajudando na transição de carreira daqueles que se desligam.

2. Conheça as principais redes sociais - Não basta registrar-se em dois sites e achar que está tudo certo. Os sites não fazem nada por você, se não começar a fazer por si próprio. Capacite sua equipe interna para atuar em redes sociais, objetivando atingir as metas corporativas. Esse é um excelente desafio a ser liderado pelo RH das empresas juntamente com as áreas de Marketing e Negócios. O ROI (Return Over Investment) só será positivo se você aplicar o conhecimento de imediato.

3. Contribua com as redes - Preencha seu perfil com foto, seja transparente. Não se esconda e nem fique apenas tirando das redes, sem oferecer qualquer contrapartida. Publique regularmente as oportunidades disponíveis na sua empresa.

4. Ative seus contatos - Convide as pessoas a se conectarem a você nas principais ferramentas de sua escolha e entenda que elas nem sempre estarão em todas, mas apenas naquelas de sua maior afinidade. Construa uma comunidade de profissionais de valor que saberão indicar outros profissionais do mesmo quilate para compor sua equipe.

5. Tenha um blog corporativo - Em português e/ou em idioma estrangeiro. Defina a proposta única e o posicionamento do mesmo. Integre seu blog a outras redes sociais, fazendo dele o ponto central de contato com seus pares.

6. Desenhe uma estratégia on-line - Complementando suas ações no mundo real, tenha uma clara estratégia em mídias sociais usando de todos os recursos disponíveis de forma integrada com foco nos objetivos da empresa.

7. Organize palestras - Não basta apenas ter ação on-line. Apareça para o mundo e compartilhe seu conhecimento com palestras de preferência em fóruns específicos e privilegiados. Convide palestrantes externos, uma vez que eles poderão apresentar uma visão inovadora à sua empresa.

8. Agende eventos de networking - Seus funcionários são os embaixadores da empresa em qualquer lugar. Estimule-os a organizar e a participar de eventos de networking. Esteja sempre atento às oportunidades de indicar um talento ou oportunidade de negócio para a empresa. Publique os eventos nas principais redes sociais. Tenha atenção ao novo estilo de liderança em redes de relacionamentos, CNO - Chief Networking Officer.

9. Tenha sua própria rede social - Ao invés de ter os contatos apenas nas redes espalhadas, centralize-os num banco de dados e depois migre o mesmo para uma rede social ao redor de sua marca/nome. Uma rede social ativa e vibrante impacta positivamente no valuation do seu negócio e torna seu trabalho de recrutamento e seleção infinitamente mais fácil além de uma substancial redução nos custos do processo.

10. Integre com Web-TV - Já existem formas e integrar Web-Tv as redes sociais. A Web-TV pode funcionar como um canal de comunicação interna e com os diversos colaboradores externos. Pode, inclusive, tornar-se um repositório de vídeos educacionais e de mensagens institucionais aos mais diversos grupos de stakeholders.

Conclusão - Na medida em que sua equipe tiver mais EXPERIÊNCIA com esse ferramental, adquirirá um novo HÁBITO que gerará muitos CASOS de SUCESSO para sua organização.

Cordialmente,


Octavio Pitaluga Neto
CNO - Chief Networking Officer
TEN - Top Executives Net


Share/Save/Bookmark

No comments: