Tuesday, April 26, 2005

Coaching Virtual - Uma nova tendência !


Com o progresso tecnológico, acredito que exista uma tendência crescente na interação virtual em todos os sentidos. Seja nas transações eletrônicas e métodos de pagamento via Internet, como nas plataformas de E-Learning e de trabalho colaborativo e até mesmo em cirúrgias à distância. Entendo que algumas culturas, como a dos países do Norte da Europa, tenham uma maior capacidade de absorção dos elementos tecnológicos no seu dia-a-dia do que nós, Sul Americanos. Entretanto, essa é uma questão também de gerações. Temos uma população bastante jovem e ávida pelas novidades tecnológicas. Em breve, essa distância se reduzirá tremendamente.


Mas o que é o Coaching remoto e virtual ? Fala-se tanto na importância da PNL - Programação Neuro-Lingüistica - como ferramenta fundamental para essa atividade. E como ficará essa questão de, basicamente, apenas ouvir o cliente sem poder enxergar muito de sua linguagem corporal ? Seria uma webcam suficiente para fazer um Coaching de qualidade ? Minha resposta é bem simples: depende da qualidade da interação, parceria e confiança entre o Coach e o cliente. De um lado, tenho colegas, principalmente Brasileiros, que só atendem presencialmente. Por outro lado, tenho colegas estrangeiros que atuam muito fortemente pelo telefone mantendo as sessões presenciais a um mínimo. De minha parte, sinto-me perfeitamente confortável com ambas situações. Portanto, o meu cliente é quem decidirá baseado em sua agenda e orçamento. Recomendarei que algumas das primeiras sessões sejam presenciais para que eu possa fazer a calibração ideal. Na verdade, o desempenho do processo determinará esse ritmo que variará muito de caso para caso.

O fato é que pensando no cliente dito "moderno" que aceita a virtualidade dos dias de hoje e se sente confortável em trabalhar através de interfaces tecnológicas, ofereço em caráter exclusivo no Brasil o Coaching Virtual através de minha plataforma colaborativa. É muito simples. Basta dispor de : (a) aplicativo Java instalado no computador, (b) banda larga (256 up) e (c) headset (microfone + fone) - favor evitar auto-falante. Depois é só agendar dia e horário comigo e fale comigo no momento acordado. O cliente terá acesso a um ambiente totalmente seguro e interativo. A plataforma dispõe de compatilhamento de aplicativo, quadro branco, capacidade de gravar a sessão e depois ouví-la em playback, transferência de arquivos, web-cam (a partir de Maio/Junho) entre outras mais.

Os benefícios são diversos a começar pela praticidade da mesma, visto que é uma ferramenta web-based podendo ser acessada de qualquer computador que esteja configurado em relação ao software. As sessões poderão acontecer com maior freqüência e por periodos mais curtos, de acordo com a melhor conveniência do cliente. O sistema permite maximização dos benefícios da banda larga através do VOIP - Voice Over Internet Protocol - e economia na conta telefônica, item super importante se considerarmos a possibilidade de inter-urbanos e/ou mesmo chamadas internacionais. A plataforma evita translado freqüente e economiza tempo, o que é crucial nas grandes cidades. A ferramenta também permite que o cliente trabalhe com o profissional de sua preferência independentemente da localização geográfica entre as partes. Além disso, facilita tremendamente o Co-Coaching, que é quando dois ou mais Coaches atendem a um cliente ao mesmo tempo. Essa possibilidade é particulamente interessante quando trabalhamos com Coaches com experiências e especializações complementares. Voltaremos a esse ponto quando falarmos de Co-Coaching Internacional de Negócios.

Acredito particularmente que os clientes mais jovens aceitarão mais naturalmente essa abordagem de Coaching virtual do que pessoas mais seniores. Além disso, imagino que seja uma forma de atrair os mais jovens a considerar um Coach nos primeiros momentos de suas carreiras profissionais. A verdade é que o futuro já chegou. O Coaching Virtual é uma possibilidade real e estou perfeitamente confortável e alinhado com essa tendência.

No aguardo dos seus gentis comentários. Cordialmente,

1 comment:

Rostan Silvestre said...

Caro Octavio,

Não entrarei no mérito do seu excelente artigo, "Coaching Virtual - Uma Nova Tendência!", , dado que o mesmo fala por si; limitar-me-ei a fazer algumas considerações, ainda que breves, sobre o papel da PNL na atividade de que você trata. Sua pergunta quanto a como ficará a relação coach/orientando com o emprego à distância dessa técnica, vendo-se as pessoas, quando muito, por webcams, é procedente. Quem conhece Programação Neurololingüistica sabe que muito do seu valor deriva da linguagem corporal, puramente analógica, que não só se limita às posturas corporais e movimentos do físico no todo ou em parte. Tem importância também as chamadas "pistas mínimas de captação da fisiologia", que compreendem as posições dos olhos, o tamanho das pupilas, o ritmo, forma e localização da respiração, a cor da pele, o espelhamento, direto ou cruzado, etc., tudo o que é necessário para uma boa calibração, esta indispensável para o estabelecimento de um bom "rapport", cuja presença ou ausência faz com que a relação interpessoal seja bem ou mal sucedida.

Ora, muitas das coisas supracitadas, se não são eliminadas, são empobrecidas, quando o enfrentamento entre duas pessoas faz-se via webcam, o que, de modo algum, tira o valor desse dispositivo, pois resta ao coach as qualidades digitais e analógicas da fala,i.e., as palavras - os chamados predicados na técnica de comunicação em apreço - e as qualidade vocais: timbre, ritmo, altura do seu orintando. Isso requer, depreende-se,
de parte do coach, uma grande habilidade, em muitos inata, intuitiva para se fazer aceitar por quem o escuta,qualidade, sem dúvida, exponencialmente melhorada com o encontro presencial entre os interessados, o que, aliás, é o que você costuma fazer, segundo lê-se em seu "Post".

Deante do exposto, resta-me, além de expressar minha admiração pela pertinência do seu trabalho, dizer, em relaçao à PNL, como o político mineiro -- em parte, você tem toda razão ;-)