Saturday, April 23, 2005

Será uma honra ser o seu coach

Na aurora dos meus quase 40 anos, comecei a relembrar de toda jornada até o momento e a imaginar como continuarei vivendo por outros 40 anos, ao menos. Confesso que ouvi sobre temas relativos ao coaching pela primeira vez no Ecademy. Em verdade, percebi que já tinha experimentado os serviços de coaching, mas que os mesmos não eram assim chamados naquela época. Existiram também ocasiões nas quais eu verdadeiramente precisei de serviços de coaching, mas não existia nenhum profissional disponível onde eu vivia. No passado, eu poderia ter desenhado um futuro melhor tivesse eu tido um coach confiável ao meu lado. Baseado nessas considerações, eu comecei a estudar sobre coaching e recentemente tornei me um coach certificado pela ICC – International Coaching Community num curso ministrado pelo Joseph O´Connor e Andrea Lages O´Connor da Lambent do Brasil.


Resumindo, coaching é sobre a sua vida. Redescoberta. Parceria. Metas. Mudanças. Plano de Ação. Recursos. Suporte. Implementação. Melhor cenário futuro. Jornada. Felicidade.

Durante esse agradável curso de Certificação em Coaching – em conteúdo e pessoas – eu recordei algumas interessantes experiências do passado, incluindo o que eu tinha aprendido com as mesmas e como poderia usa-las para auxiliar meus clientes de coaching. Então eu listei alguns marcos conforme o seguinte:

  • Na minha infância, eu sempre fui um dos primeiros da turma. Por que ? Porque eu era livre para escolher meu próprio caminho em direção a excelência.

  • Então, aconteceu uma mudança profunda: eu passei a estudar no Colégio Militar do Rio de Janeiro. Fui obrigado a seguir um sistema hierárquico que me impedia se ser eu mesmo e com o qual eu discordava – e ainda discordo – totalmente. Como consequência, meu desempenho geral se enfraqueceu por alguns anos.

  • Tive que decidir minha carreira quanto ao vestibular com apenas 16 anos de idade. Naquela época, apostei na Medicina Veterinária porque praticava hipismo, minha paixão. Foi um tremendo engano que me custou 10 anos. Tivesse eu tido um coach naquele momento tão especial ……

  • Retomei a caminhada quando comecei a trabalhar em comércio exterior na Kanematsu do Brasil – Trading Company Japonesa.

  • Então aconteceram duas mudanças corretas: saída da Kanematsu para a Seara Alimentos e dessa para o Programa de MBA/MBI da RSM na Holanda. Felizmente, eu tinha todos os recursos possíveis bem posicionados para encarar essas mudanças com sucesso, incluindo Bob, que foi a minha coach durante a candidatura para o MBA.

  • Depois de um árduo processo seletivo, eu conquistei a posição de Diretor de Marketing e Vendas Europa da 3C Communications, subsidiária do Grupo Tele2, especializada em processamento de transação eletrônica de cartões de crédito. Embora eu tivesse re-estruturado com sucesso uma empresa que estava preste a falir, senti falta de um coach de negócios e corporativo que me ajudasse a encontrar o meu melhor caminho dentro de um grupo Sueco vindo de uma cultura Brasileira.

  • De volta ao Brasil após 3 anos e meio na Europa, ainda levei um certo tempo antes de empreender no meu próprio negócio, Tech-bridges. Um coach também teria desempenhado um papel importante nesse momento.


  • Bem, essa é uma vida normal cheia de altos e baixos, caminhos diferentes, opções, escolhas, recursos e resultados. Por vezes venci, outras perdi. Na medida em que prosseguimos, novos desafios surgirão tenhamos ou não procurado por eles, estejamos ou não preparados para enfrenta-los. Olhando para algumas idéias sutilmente escondidas nas linhas cima, posso facilmente identificar alguns...

    Pontos fortes:
    1. Integridade: Tenho beneficiado de forte código de ética e princípios morais como herança de uma família bem estruturada;
    2. Perfil Internacional: Tenho experiências de vida, acadêmica e profissionais no exterior não muito comuns entre os Brasileiros;
    3. Habilidade com idiomas: Além de ter o Português como lingual materna, também sou fluente em Inglês e Espanhol e ainda falo um nível intermediário de Japonês;
    4. Sempre trabalhei com recursos financeiros muito limitados em toda minha jornada;
    5. Visitei cerca de 25 países com meus próprios recursos;
    6. Encarei algumas importantes reviravoltas na vida e me reinventei quantas vezes foram necessárias;
    7. Implementei mudanças significativas alcançando objetivos específicos na vida com sucesso;
    8. Fui aceito por duas das melhores escolhas de MBA da Europa, a saber, RSM – Rottedam School of Management e LBS – London Business School;
    9. Apesar de ser Brasileiro, conquistei uma posição de liderança num importante grupo Europeu competindo contra 200 MBAs internacionais por vaga.
    10. Bem sucedido ressurgimento nos negócios apesar de não ter qualquer conhecimento prévio, rede contatos e experiência no tema relacionado;
    11. Experiência empreendedora no exterior e no Brasil;
    12. Credibilidade;
    13. Comprometido e orientado para resultados;
    14. Considerável número de referências (acessíveis no LinkedIn);
    15. Qualificado como Coach Internacional

    Devido a todos os fatores acima, tenho confiança na minha capacidade de prover valiosa assistência para as pessoas especiais que estão comprometidas a encarar um importante processo de re-descoberta, alcançar metas, empreender mudanças positivas, encontrar recursos e implementar um plano de ação meticuloso. Darei meu apoio total enquanto aprecio a caminhada de meus clientes em direção ao seu melhor futuro e felicidade.

    Acredito firmemente que existe um espaço reservado para uma parceria nesse sentido com diversos profissionais e empresas. Para aqueles que estão felizes com o que já conquistaram até o momento mas crêem que não ainda atingiram o seu melhor, eu serei extremamente honrado em ser o seu coach através desse processo de mudança em direção a um melhor local na vida.

    Esperando ansioso pela oportunidade em serví-los.

    Cordialmente,

    Octavio Pitaluga
    ICC Business Coach

    No comments: