Sunday, April 24, 2005

Seminário Organizacional - IE/UFRJ/ECEX


Recentemente fui convidado pelo Instituto de Economia da UFRJ a apresentar um "Seminário Organizacional" de 6 horas em duas sessões para os alunos da Pós-graduação em Comércio Exterior (ECEX). Já tinha feito um "test-drive" em parceria com a própria UFRJ com uma turma da Petrobras e com boa aceitação para minha abordagem. A razão de implementar esse seminário no início do curso foi devido a constatação de que muitos dos participantes não colocam a devido ênfase na monografia final. Esse paper é um pré-requisito indispensável para a certificação. Assim, alguns trabalhos não trazem a qualidade tão esperada e, por vezes, sequer são entregues jogando fora todo um esforço de 1 ano.

Acreditamos que muitos dos alunos ainda não possuem a consciência de que a certificação é na verdade um recurso importante para alcançar uma meta profissional maior. A pós-graduação traz uma série de recursos muito importantes e até então pouco explorados: networking com os colegas e professores, adição de reconhecida marca ao seu curriculum, conhecimento técnico além do próprio diploma. Todos esses valiosos recursos podem ser usados de forma impar desde que se tenha um claro ponto de chegada desde o seu primeiro dia.

Para estruturar o seminário usei a metodologia de Coaching focando nos elementos básicos: meta, crenças, valores, tarefas e hábitos. Debati também sobre o estilo Coach de liderança em comparação com demais estilos estudados. O formato do seminário foi metade palestra e metade workshop com participação ativa do grupo, além de estabelecer uma tarefa entre as duas sessões.

Considerando que, basicamente, nenhum dos participantes sequer tinha ouvido falar de Coaching anteriormente, entendo que tenha sido uma experiência muito rica e saudável. A linguagem corporal de muitos alunos mostraram uma boa aceitação para os pontos discutidos. Acredito ter atingido minha própria meta que era de ressignificar o valor do curso para as carreiras dos participantes, convidá-los a uma reflexão profunda e fazer com que assumissem um compromisso próprio com metas mais ambiciosas do que as inicialmente vislumbradas. Espero que a maturação e profundo entendimento do processo de Coaching será rapidamente absorvida pela turma com relevantes ganhos para todos.

Em verdade, acredito que esse seminário tenha espaço na agenda de todos os cursos de qualquer Universidade do país. Exatamente por ser um evento de curtíssima duração, extremamente focado e com uma linguagem simples que leva os alunos a uma ação imediata. Gostaria que esse seminário fosse entendido como um singelo convite a explorar profundamente o presente na busca por um melhor futuro para cada um de nós.

Obrigado por sua atenção. Cordialmente,

No comments: