Nesse artigo, discutiremos o conceito de custo de oportunidade e sua íntima relação com uma eficiente gestão de redes de negócios.
Se consultarmos a Wikipédia, veremos que o custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidade, pois excludentes. À alternativa escolhida, associa-se como "custo de oportunidade" o maior benefício NÃO obtido dentre as possibilidade NÃO escolhidas, isto é, "a escolha de determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar". O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos, pode ser entendido como um custo da opção escolhida, custo chamado "de oportunidade".
As palavras destacadas nos dão a verdadeira dimensão. Custo de oportunidade diz respeito a valor, escolha, possibilidade e benefício. IMHO, ficou apenas faltando destacar o fator tempo. Tudo isso ocorre num momento específico. Daí a sua importância pois o tempo empregado não poderá jamais ser resgatado. Podemos até mesmo criar novos cenários de valor, escolhas, possibilidades e benefícios mas nunca de tempo.
E o que é o tempo ? Além de vermos o tempo como um conjunto de segundos, minutos, horas etc.... por toda a eternidade para o universo e/ou de forma finita para os seres vivos, entendemos que o tempo seja como "gota de valor" que Deus nos dá generosamente todos os dias de nossas vidas. Somos livres para escolher aonde iremos alocá-las na edificação de nosso legado.
Uma pessoa bem sucedida faz um emprego mais inteligente ou de maior valor agregado do que uma pessoa ainda sem tanto entendimento e preparo para o sucesso. Esse profissional emprega o seu tempo na sua capacitação profissional, na ampliação de sua base de recursos, no cumprimento dos compromissos assumidos e na construção de sua rede de negócios que o ajudará a crescer continuamente como ser humano e como ser econômico que todos somos.
Mas o que isso tem a ver com gestão de redes de negócios afinal ? Tudo, seria a resposta mais simplista. Mas por uma simples razão. Quando, num momento específico, você escolhe conversar com uma pessoa sobre uma oportunidade de valor agregado e com benefícios mútuos, você está NEGANDO a mesma possibilidade a um terceiro.
Portanto, antes de estabelecer um novo relacionamento profissional, procure: (1) saber com quem está falando, (2) preparar todos os questionamentos e cenários possíveis objetivando criar uma relação ganha-ganha, (3) definir uma agenda específica a ser negociada, (4) sumarizar a conversa definindo, pelo menos, 3 pontos de ações específicos, (5) cumprir o estabelecido e (6) monitorar o sucesso e custo dessa oportunidade.
Caso a outra parte necessite de auxílio para cumprir com suas obrigações, saiba questionar, ouvir e sugerir soluções. Entretanto, caso você perceba que sua escala de valores está tremendamente dissociada e o custo dessa oportunidade será negativo, não hesite em interromper os entendimentos na brevidade do possível. Se for o caso, considere até a quebra da relação e assim, descontamine sua rede de negócios. Dessa forma, você terá mais tempo livre para se escolher outra possibilidade que traga verdadeiro valor agregado com benefícios tangíveis e mutuamente acordados entre as partes.
Caso a outra parte necessite de auxílio para cumprir com suas obrigações, saiba questionar, ouvir e sugerir soluções. Entretanto, caso você perceba que sua escala de valores está tremendamente dissociada e o custo dessa oportunidade será negativo, não hesite em interromper os entendimentos na brevidade do possível. Se for o caso, considere até a quebra da relação e assim, descontamine sua rede de negócios. Dessa forma, você terá mais tempo livre para se escolher outra possibilidade que traga verdadeiro valor agregado com benefícios tangíveis e mutuamente acordados entre as partes.
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