Friday, August 17, 2007

Entrevista com Carolina Ayerbe

Carolina Ayerbe é uma designer industrial baseada em Bogotá, Colômbia. Ela tinha sido uma das primeiras profissionais da Tetra-Pak Colômbia e permaneceu com a empresa até o seu fechamento 6 anos mais tarde. Em função de uma certa timidez e uma rede de contatos pequena, Carolina estava com dificuldades de se colocar quando iniciamos o nosso programa de coaching. Hoje, Carolina ocupa a segunda posição no ranking dos profissionais mais conectados no LinkedIN na Colômbia.

Octavio Pitaluga: Por favor, fale de sua experiência com networking online (tempo, plataformas, números de contato etc..)
Carolina Ayerbe: Eu estava relutante em começar o programa pois envolveria fazer algo novo e investir bastante tempo no mesmo. Entretanto, com a ajuda do meu coach, eu vagarosamente comecei-o. I tinha começado a usar o LinkedIN há alguns anos embora não muito ativamente. Hoje tenho mais de 1.200 contatos lá. Também uso Ecademy, Xing e TEN Top Executives Net.


OP: Como foi esse processo de aprendizado ?
CA: Meu coach sugeriu metodologias e ações afim de expandir a minha rede de contatos. Levei cerca de 5 meses para chegar ao ponto em que minha rede tornou-se ativa e eu estava contribuindo para a mesma.


OP: De que forma nossa metodologia de coaching de gestão redes de negócios contribuiu para que você alcançasse a sua meta tão rapidamente ?
CA: Porque ofereceu ações especí­ficas que poderiam ser implementadas, as quais por conseguinte, ofereceram resultados especí­ficos.


OP: Que novos hábitos você adquiriu ?
CA: Responder aos e-maisl gentilmente,escrever artigos, oferecer ajuda sem esperar nada em troca e crescer a rede de contatos sistematicamente.


OP: Como você pretende manter a sua rede ativa agora que você conseguiu o seu emprego ?
CA: Será difí­cil tirar tempo para fazê-lo mas pretendo a. atualizar o meu perfil constantemente, b. manter uploading e-mails e solicitando contato nas plataformas e c. continuar escrevendo sobre minha experiência profissional e contribuindo nos fóruns.

OP: Estando você em Bogotá/Colômbia e Octavio no Rio de Janeiro, como foram suas sessões de coaching virtual ?
CA: Usamos três freewares Skype, Unyte e Free-Minds (mapas mentais). Dessa forma conseguíamos visualizar os pontos de discussão para cada sessão e implementar os pontos de ação. Outra vantagem é a questão do custo e facilidade de organização de nossas agendas.


OP: Que conselhos você daria a quem que está começando ?
CA: Tenha um coach de carreira e mãos à obra.

Share / Save / Bookmark

No comments: